“A análise com Lacan não me curou definitivamente da angústia, mas mudou a minha vida. Me permitiu aceitar as minhas origens, o meu sexo biológico e me tornar mãe. Isso, por um lado, aconteceu graças ao interesse real dele pela mudança. Por outro, graças à maneira como trabalhava e que, ainda hoje, causa indignação.” Neste relato, a escritora e psicanalista Betty Milan, autora do livro Lacan ainda – testemunho de uma análise, nos conta sua saga de analisanda, do início ao fim do processo: a partida para a França, o primeiro encontro no número 5 da Rue de Lille, até o aval para retornar ao Brasil e recomeçar a vida.

A trajetória da análise

Na singular travessia analítica de Lacan ainda testemunho de uma análise, o leitor é levado a frequentar uma temporalidade inédita que condensa vivência e fantasia, infância e idade adulta – da megalópole paulista e do “ar de Paris” à aldeia libanesa e ao carnaval carioca.

Psicanálise reinventada

Exercendo plenamente seu famoso diktat de que a Psicanálise deve ser reinventada por cada analista, somos surpreendidos pelo extremo tato de Lacan ao conduzir suas sessões com intervenções minimalistas, que preenchem silêncios e sustentam perguntas.

FICHA TÉCNICA:

Livro – Lacan ainda – testemunho de uma análise

Autora –   Betty Milan

Editora – Zahar

Número de páginas – 120