Pessoas que são legais e agradáveis ​​geralmente são queridas e valorizadas em suas comunidades. Mas, de acordo com Filip Fors Connolly e Ingemar Johansson Sevä (2021), da Universidade de Umeå (Suécia), há sólidas razões teóricas para a falta de progresso demonstrada por pessoas que são gentis demais.

Degraus do grupo social

Os autores suecos apontam que, quando se trata de satisfação com a vida, existem duas influências potencialmente importantes relacionadas à posição de um indivíduo na “escala local” ou grupo social. As pessoas passam para os degraus mais altos dessa escada quando têm força em duas qualidades básicas: tendo valor social instrumental (status, respeito) e valor relacional (aceitação, gosto).

Referindo-se ao valor instrumental como “status” e ao valor relacional como “inclusão”, os autores procuraram testar as associações entre essas qualidades e a satisfação com a vida influenciada pela personalidade. Suas hipóteses previam que, com níveis mais baixos de status, os altamente agradáveis ​​não recebem respeito e admiração, deixando-os deficientes nesse fator-chave para os sentimentos de bem-estar. Em outras palavras, ser gentil, pela pesquisa, transformam-no em capacho em vez de alguém que se tem medo de ofender.

Status medido em escala

Usando uma amostra online de 3.780 adultos (com idades entre 18 e 65 anos ou mais) que vivem na Austrália, Dinamarca e Suécia, Connolly e Sevä mediram os cinco fatores de traços de personalidade, satisfação com a vida, status e inclusão com questionários breves:

Status (escala de 1 a 5):

  1. Eu tenho um alto nível de respeito aos olhos dos outros.
  2. Tenho uma posição social elevada.
  3. Outros me admiram.

Inclusão (escala de 0 a 6):

  1. Eu me sinto próxima da minha família.
  2. Não há ninguém na minha família de quem eu possa contar para obter apoio e encorajamento (invertido).
  3. Posso contar com a ajuda de meus amigos.
  4. Não tenho amigos que me entendam, mas gostaria de saber (invertido).

Conclusões pontuais:

  • Ser altamente agradável às vezes está relacionado a uma menor satisfação com a vida, sugere uma nova pesquisa.
  • A gentileza excessiva pode tornar as pessoas vulneráveis ​​à exploração e, nesse caso, outros podem perder o respeito por elas.

Extroversão versus agradabilidade

Como Connolly e Sevä previram, os participantes com maior agradabilidade e também com maior qualidade de inclusão apresentaram maiores escores de satisfação com a vida. O status não desempenhava nenhum papel na previsão da satisfação para os altamente agradáveis. No entanto, deixando de lado o papel da inclusão, as pessoas com alto grau de afabilidade, em geral, apresentam níveis mais baixos de satisfação com a vida. Em contraste, as pessoas com alto índice de extroversão tiveram escores de inclusão e status mais altos, os quais contribuíram para sua maior satisfação com a vida.

Ao interpretar os resultados de extroversão versus agradabilidade, os autores sugerem que “se altos níveis de satisfação com a vida dependem de ser incluído e admirado, características que aumentam ambas as necessidades terão um impacto maior em comparação com características que atendem apenas a uma dessas necessidades.”

O custo de ser agradável

O custo, então, é que suas chances de receber ambos os contribuintes para o status social são reduzidas, deixando-o com menos recursos para contribuir com sua sensação geral de bem-estar. Pessoas boas, como observam os autores, “correm o risco de serem exploradas em situações sociais”, o que as torna menos capazes de cumprir seus objetivos individuais.