Os ritos de passagem são eventos que marcam mudanças no ciclo da vida, posto que ocorrem quando um ciclo termina e outro tem início. Sociedades em todo o mundo estão habituadas aos eventos conhecidos como ritos de passagens dentro da cultura social e religiosa de cada local. De certa forma, estes ritos nos trazem a oportunidade concreta de mudarmos para uma nova fase, não deixando que o acontecimento fique apenas no âmbito simbólico.

Sensação de vazio

Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade do distanciamento social fez-se presente e causou impacto na realização destas festividades ritualísticas. Do dia para a noite, muitos ritos realizados há séculos não puderam mais acontecer, deixando para algumas pessoas a sensação de vazio, pois o não comemorar pode causar a sensação de que o evento não ocorreu.

O distanciamento social causou impacto na saúde mental de indivíduos de todas as idades, desde as crianças até os idosos. Aquela criança cuja família desejava batizá-la ainda bebê, já está com quase 1 ano, e sem a perspectiva de ser batizada, pois a pandemia se arrasta. O brit milah deve ser realizado quando o bebê está com 8 dias, pelo que andei pesquisando, a cerimônia continua sendo realizada, porém com restrição no número de pessoas. O que acontecerá com estas famílias, cujas crianças tiveram ceifada a oportunidade de serem apresentadas à sociedade religiosa ou de serem abençoadas pela religião da família?

É fato que muitas pessoas não dão importância a estes rituais específicos e podem considerar esta questão irrelevante, mas sugiro uma reflexão empática, coloquemo-nos no lugar daqueles que realmente atribuem importância a estes rituais e cerimônias e pensemos o quão triste pode ser não realizar o sonho de uma tradição que faz parte da família há muitas gerações.  

Uma geração afetada

Cada ritual tem um significado emocional que deve ser respeitado e a sua restrição analisada com cuidado. O cancelamento dos ritos afetou questões de pertencimento e de propósito e aconteceu de uma forma muito repentina e drástica, como é o caso das festas infantis de aniversário. As crianças, que costumam dar bastante importância para esses momentos, ficaram sem a possibilidade de comemorar e brincar com os amigos e o adiamento da festa pode não ser mais uma possibilidade para alguns, afinal, já estamos há um ano em isolamento e, portanto, muitos já arrastam o segundo aniversário em isolamento.

Para Haim Israel, um analista de investimentos, a geração nascida entre 2016 e 2030 poderá ser chamada de Geração C, geração Covid, pois será toda afetada pelo impacto do isolamento, que não se restringe apenas à privação de festas e rituais, mas de todas as atividades fora do domicílio, como a ida à escola e as atividades extra curriculares. Tudo isto tem feito com que as crianças passem muito mais tempo do que o adequado em equipamentos eletrônicos e fiquem com excesso de estímulos visuais, esquecendo-se, não por escolha própria, das habilidades sociais e procrastinando as obrigações relativas às aulas online, deveres de casa e atividades extracurriculares.

Fatores ansiogênicos

É comum que estejamos ansiosos por conta de toda a situação pandêmica e as crianças, por mais que não tenham ainda o cognitivo completamente formado, compreendem a situação dentro do que é possível para elas. Se já temos o medo da Covid como fator ansiogênico (causador de ansiedade), temos ainda o excesso de tecnologia e a falta de socialização, que também são fatores ansiogênicos. Fala-se em quarta onda, que seria a onda dos transtornos mentais provenientes de toda a situação pandêmica que estamos vivendo, mas é importante que não esperemos por ela de mãos atadas, que possamos agir desde já para prevenir um impacto ainda maior na saúde mental das crianças, jovens, adultos e idosos.

Uma situação paradoxal que pode ser analisada aqui é a do ritual dos funerais. Também podemos considerar como fator ansiogênico, já que vivemos um número assustador de mortes. Não podemos mais ritualizar o momento da forma habitual, nem tampouco vivenciar o luto no funeral do ente querido com o apoio familiar e acolhimento social.  

Saúde mental afetada   

A pandemia afetou a saúde mental das pessoas de diversas formas, tanto pela questão da própria privação social em si, quanto pela preocupação de ser infectado ou de ter familiares infectados. A parcela mais afetada foi aquela que perdeu familiares durante a pandemia, tanto por Covid-19, quanto por outras causas. Aqueles que perderam familiares por causas diferentes do coronavírus, tiveram que realizar funerais com número restrito de pessoas e por tempo também restrito. Aqueles que perderam seus familiares por Covid foram ainda mais afetados por terem que velar seus mortos com caixão lacrado, número muito restrito de pessoas e ainda restrição de tempo. Funerais com restrição de tempo e no número de pessoas e caixão lacrado, além de darem a sensação de que o falecido não teve uma despedida digna, pode gerar sensação de culpa no familiar, dificultar o processo de luto, bem como sua elaboração.

“A perda de um ente querido é uma tragédia inigualável para a maioria dos enlutados. É uma experiência que ocorre vez ou outra na vida de todos; muitos sofrem perdas antes de atingirem a velhice, quando esses eventos ocorrem com maior frequência” (STROEBE; STROEBE; HANSSON, 2005).

O luto mal elaborado

O luto é uma experiência comum que pode apresentar repercussões físicas e mentais importantes. A perda de um ente querido é um dos eventos mais estressantes da vida e exerce impacto nos aspectos físico, social e psicológico. Num processo de luto bem-sucedido, o indivíduo se sente profundamente conectado ao falecido, mas ao mesmo tempo, é capaz de imaginar um futuro próspero sem a presença do mesmo. Após o processo natural de luto, o indivíduo consegue seguir a sua rotina novamente, reconectar-se aos outros e pensar num futuro com esperança. Num processo de luto elaborado, o indivíduo consegue regular as emoções de maneira efetiva e assimilar o evento como um novo aprendizado na memória de longo prazo. Por ser um processo individual, acontece de forma distinta de pessoa para pessoa em cada momento e abrange de maneira simultânea muitas facetas do indivíduo enlutado.

Após a perda de um familiar, algumas pessoas podem manifestar extrema perturbação, que chega a interferir no funcionamento diário ou podem manifestar ainda ausência absoluta de reação emocional. Não é adequado que ocorra ausência de manifestação, nem tampouco a perturbação extrema. O processo de luto normal deve ser vivenciado como um movimento que leva o indivíduo adiante; apesar da perda, algumas mudanças psicológicas e instrumentais podem ser mediadas ou preparadas antes da morte.

O luto complicado é uma forma crônica e mal adaptativa que interfere no processo de elaboração. O termo complicado é utilizado para se definir um processo de superposição que altera o curso normal do luto, modificando-o para um curso pior e resultando num processo de elaboração atrasado com aumento da dor. Esta situação costuma ser decorrente de aspectos da resposta do indivíduo às circunstâncias ou consequências da morte, descarrilhando o processo de luto, interferindo no aprendizado e fazendo com que o processo natural de elaboração não progrida (RODRIGUES, 2020). É importante ressaltar que o processo de luto complicado é diferente de um processo depressivo, embora possa haver sobreposição de uma condição com relação à outra.

Diversos desafios, muitas sequelas

O que nos trouxe a pandemia do novo coronavírus em termos de saúde mental? Ansiedade e angústia por não sabermos quando esta situação trágica chegará ao fim; ansiedade e comportamento compulsivo de limpeza pelo medo de sermos infectados ou termos familiares infectados; tristeza por conta da privação social, da impossibilidade de comemorarmos em conjunto datas tão importantes; preocupação com nossos filhos, que estão sendo privados da socialização numa fase da vida onde esta é tão importante; preocupação ainda por vê-los com excesso de tecnologia por não terem como brincar fora de casa, inclusive até as aulas agora dependem da tecnologia; tristeza e luto por aqueles que se foram, muitos de forma repentina, e por não podermos enterrá-los de maneira digna e adequada ao processo normal de luto; sensação de que não passou tanto tempo (1 ano), afinal não tivemos aniversários, Natal, Ano Novo, Páscoa.

Em meio a tantas sensações negativas, resta-nos de positivo o exercício da paciência e da resiliência, a solidariedade, a irmandade, o amor ao próximo e a empatia.

A tecnologia, que muitas vezes pode ser tóxica, também tem sido nossa aliada para que possamos nos reunir com nossos familiares, estudar e trabalhar através das vídeo chamadas.

São tantas condições a serem consideradas, tantas mudanças repentinas, tantas situações desafiadoras, que lidar com tudo isso de uma vez tem sido uma vitória diária. Estamos lidando com uma variedade de sequelas e um grande número de pessoas não passará ileso. O processo terapêutico pode ajudar nesse processo de resiliência necessária. Procure profissionais que auxiliem na manutenção ou na melhora da saúde mental.

E MAIS…

Os rituais mais comuns na sociedade

Os ritos mais comuns ocorrem logo após o nascimento (batismo, brit milah), na adolescência (festa de 15 anos, bar mitzvah), construção de uma nova família (casamento) e morte (funeral). Existem ainda eventos que não são individuais ou familiares, mas sim sociais como: Natal, Páscoa, Ano Novo, Dia de Ação de Graças.

Batismo e brit milah: o batismo se trata da apresentação de um novo membro à sociedade religiosa católica, e o brit milah tem a mesma função na comunidade judaica. O batismo torna o bebê um indivíduo cristão e traz a ele e a sua família a sensação de pertencimento à comunidade religiosa católica. O brit milah é a cerimônia do judaísmo na qual ocorre a circuncisão, e também é escolhido o nome do bebê. É a forma de torná-lo efetivamente judeu.

Festa de 15 anos: representa o encerramento do ciclo da infância/adolescência para a vida adulta, é uma tradição antiga que anunciava à sociedade que a moça tinha crescido e estava apta a se casar. Embora, hoje esta questão tenha mudado e a mulher esteja se casando mais tarde, a tradição da festa ainda é importante para alguns indivíduos e para algumas famílias.  O bar mitzvah é realizado quando o menino completa 13 anos e já é considerado um adulto responsável do ponto de vista judaico.

Casamento: as cerimônias e festas de casamento também têm como objetivo apresentar um novo casal à sociedade. Afinal, a partir de então, os noivos vistos anteriormente como indivíduos solteiros passarão agora a ser vistos como um novo casal, formador de uma nova família. É um marco tanto na vida dos pais, quanto na vida dos noivos.

Funeral: é uma forma de homenagem e despedida de um ente querido que conviveu conosco e foi importante em nossa vida. Através dos funerais, presta-se homenagens a quem se foi e para aqueles que ficam, concretiza-se o marco de uma nova fase sem aquele ente tão importante. O funeral é importante para que haja a concretização e a visualização de que aquela pessoa realmente faleceu, terminando seu ciclo vital.

Natal: é a festa cristã que celebra o nascimento de Jesus. É muito importante para algumas famílias, mesmo as não praticantes, celebrar o Natal e fazer a troca de presentes. É um momento no qual as famílias podem desfrutar de bons momentos juntos e aproveitarem para alegrar as crianças com a chegada do Papai Noel.

Páscoa: assim como o Natal, é uma festa cristã na qual se celebra a ressurreição de Cristo. Muitas famílias também se reúnem nesta data para desfrutarem de bons momentos juntos e fazerem a troca dos ovos de chocolate. Alguns fazem ainda brincadeiras relacionadas ao coelhinho de Páscoa com as crianças.

Ano Novo: é um marco social, pois anuncia a chegada de um novo ciclo.  Em geral, as pessoas tendem a ver o ano novo como a anunciação de boas novas e o fim das mazelas do ano anterior.

Dia de Ação de Graças: é celebrado nos Estados Unidos e Canadá para agradecer tudo o que aconteceu de bom naquele ano. É celebrado na penúltima quinta-feira de novembro.

Referências
Brit Milá. 2001. Disponível em: http://www.morasha.com.br/leis-costumes-e-tradicoes/brit-mila.html.
SHOICHET. CATHERIENE E Conheça a Geração C, a geração Covid. 2021.
RODRIGUES, Priscila de Freitas Richter. AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SOBRECARGA EM FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS EM UMA UTI ONCOLÓGICA. Tese (Mestrado em Oncologia) – Fundação Antonio Prudente. São Paulo, p. 53. 2020.
STROEBE, MS; STROEBE, W.; HANSSON, RO. Handbook of Bereavement: theory, research and intervention. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.