Agregando a ciência do sentir à ciência da complexidade, Beatriz Breves, há 35 anos pesquisando o sentir, rompe com o paradigma das teorias psicológicas e psicanalíticas vigentes ao compreender a estrutura da realidade psíquica formada por elementos fractais e, assim, a dinâmica de funcionamento humano por meio de padrões.

Seu livro ‘Entre o mistério e a ignorância: o desvendar da psique humana’, além do universo objetivo e da realidade materializável, realça a importância do universo subjetivo e da realidade psíquica. Enquanto a realidade objetiva é precisa e quantifica, a realidade psíquica é subjetiva e qualifica.

Descreve, ainda, a matriz sensível, um campo vibracional que se instala quando duas ou mais pessoas se vinculam. Dessa vinculação, resultam a consonância e a dissonância – que podem ser utilizadas como técnica a ser aplicada na psicoterapia individual, em pequenos grupos e nas empresas -, das quais surge o conceito de capital sensível, como um capital fundamental para as organizações.

Sobre a autora

Presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), Beatriz Breves é mestre em psicologia pela American Word University (AWU/Iowa/USA), psicóloga, bacharel e licenciada em física, com especialização em física moderna com base na física clássica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE).

Também é psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBP), filiada à International Psychoanalytical Association (SBPRJ/IPA), e psicoterapeuta analítica de grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-1999.

Ficha técnica:

Título: Entre o mistério e a ignorância: o desvendar da psique humana

Autora: Beatriz Breves

Editora: Mauad X

Páginas: 160 páginas