A depressão pós-parto é um transtorno psicológico que pode surgir ainda durante a gravidez, logo após o nascimento do bebê ou até um ano após o parto. Seus sintomas incluem, entre outros, tristeza, baixa autoestima, cansaço excessivo, irritabilidade, ansiedade, alterações de sono e apetite, dificuldades de se relacionar com o bebê, culpa e até mesmo ideação de prejudicar a criança ou a si mesma.

Vários fatores físicos e emocionais podem causar a depressão pós-parto, entre eles, mudanças hormonais, quadro de depressão antes da gestação, estresse e privação do sono durante a gravidez. Dificuldade para amamentar, falta de apoio da família, gravidez não planejada, problemas no relacionamento, violência doméstica e problemas financeiros também podem favorecer o surgimento do transtorno.

Quando instalada, a depressão pós-parto demanda tratamento com profissionais da saúde especializados e geralmente alia psicoterapia e farmacoterapia, além de exercícios físicos e alimentação balanceada. Mas também é possível preveni-la e tratá-la com terapias complementares. Nesta entrevista, a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut, fala sobre a eficácia da prática na prevenção e como auxiliar no tratamento desse problema que impacta a relação das mães com os recém-nascidos e a dinâmica familiar.

Estudos

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, estudos sobre a eficácia do yoga evidenciam efeitos positivos no manejo da depressão, apresentando melhorias de curto e longo prazo nas funções executivas do cérebro com efeitos mais amplos no humor deprimido e na resiliência. E sua prática no período perinatal é apontada como promissora na melhoria da saúde mental e bem-estar para mulheres e bebês.

Grávida, Bruna incorpora o yoga em sua rotina diária como um meio de proporcionar relaxamento, equilíbrio emocional e conexão entre mente e corpo. Especialista no Método Kaiut Yoga, ela tem formações pelo Instituto Kaiut Yoga e Una Yoga. Também é empresária, proprietária da unidade Kaiut Yoga Batel em Curitiba, Paraná, e da TK Redação, empresa especializada em tradução e redação de documentos.

De que forma o yoga pode contribuir na prevenção e no tratamento da depressão pós-parto?

O yoga oferece técnicas, como o pranayama (exercícios de respiração) e posturas específicas, que contribuem para o bem-estar geral, reduzem o estresse e fortalecem o suporte emocional, sendo fundamentais no período pós-parto. Um estudo recente publicado na revista científica Complementary Therapies in Clinical Practice reforça a eficácia do yoga como terapia complementar promissora para a depressão pós-parto. O estudo, que envolveu 57 mulheres, demonstrou que 78% delas experimentaram mudanças clínicas significativas após participarem de sessões de yoga ao longo de oito semanas.

Quais posições do yoga podem ajudar nos períodos pré e pós-parto?

Virasana: comece sentada com os joelhos dobrados, afaste os pés para os lados dos quadris, mantendo os tornozelos alinhados com os joelhos. Sente-se entre os tornozelos, mantendo a coluna ereta. Permaneça na posição por uma a dois minutos, focando na respiração profunda e no relaxamento.

Viparita karani (pernas para cima na parede): posicione-se próxima a uma parede. Deite-se de costas, estique as pernas ao longo da parede. Fique nessa posição por cinco a dez minutos, respirando calmamente.

Sukhasana: sente-se no chão com as pernas cruzadas. Coloque as mãos nos joelhos ou apoiadas na barriga, mantenha a coluna relaxada e feche os olhos e respire profundamente por três a cinco minutos.

Supta baddha konasana: deite em um local firme e confortável, junte as solas dos pés, deixe os joelhos caírem para os lados e descanse as mãos na barriga. Permita que os joelhos relaxem em direção ao chão e mantenha a posição por três a cinco minutos, concentrando-se na respiração e relaxamento pélvico.

Quais os cuidados necessários para praticar yoga na gravidez e no pós-parto?

Inicie com cautela: evite comparações, essa trajetória é sua e é única, respeite e acolha as mudanças do corpo, comece com posturas suaves, aumentando a dificuldade aos poucos.

Pratique pranayama: também dedique tempo aos exercícios de respiração e experimente respiração abdominal para acalmar a mente.

Gentileza consigo mesma: reconheça as limitações do corpo neste período e mantenha uma abordagem compassiva.

Estabeleça uma rotina: reserve um momento regular para a prática, mesmo que seja curto. O mais importante é a constância. Construa consistência para colher benefícios a longo prazo.

Dessa forma, as mães podem incorporar o yoga de forma segura e gradual em sua rotina. Ao adotar a prática regular de yoga, as mulheres podem fortalecer não apenas seus corpos, mas também suas mentes, construindo uma base sólida para uma maternidade saudável e equilibrada.