O estresse e a ansiedade são problemas cada vez mais comuns na vida moderna. O ritmo acelerado, a pressão por resultados e a constante exposição a informações são alguns dos fatores que contribuem para esses males, que geram sintomas como irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração.

No entanto, existem alguns cuidados que podem ser usados para tratar e prevenir essas condições. Um dos principais é um aspecto muitas vezes ignorado na correria do dia a dia: a respiração. De acordo com estudo recentemente apresentado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a prática regular de exercícios respiratórios ajuda na redução da ansiedade, estresse e melhora do humor.

Segundo o fisiculturista e professor de yoga Ravi Kaiut, a respiração é um dos pilares da prática do yoga, o que auxilia no relaxamento e redução de sintomas de ansiedade. “A respiração é uma parte fundamental da prática do yoga. Dentro da prática, às vezes, nos referimos a ela como pranayama e é considerada uma ferramenta para organizar a energia vital do corpo, melhorar a saúde física e mental e acalmar a mente”, explica.

“Na prática do yoga, a respiração é combinada com movimentos físicos e posturas, criando uma experiência completa de harmonização do corpo e da mente. Percepção da respiração, respiração essencial e respiração plena e natural são algumas das técnicas mais comuns”, complementa.

Além de reduzir a ansiedade e o estresse, o pranayama traz diversos outros benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial, a melhora da função pulmonar, o aumento da concentração e da memória.