O estudo da psicomotricidade traz reflexões importantíssimas sobre o funcionamento biológico, cognitivo e emocional do ser humano, no entanto o processo respiratório sempre foi um item que gerou profundas pesquisas e inquietações, já que está totalmente relacionado a processos conscientes e inconscientes do ser humano.

Sem dúvida, diante de pesquisas, a respiração é um enfoque psicomotor e faz parte da primeira unidade funcional do psicólogo russo Alexander Romanovich Luria, antes mesmo da tonicidade, participando do cérebro reptiliano de sobrevivência. E, como tal, deve ser entendida como um item fundamental da psicomotricidade, a ser considerado quando das intervenções e do planejamento de atividades dessa ciência.

A obra ‘Respiração – Um enfoque psicomotor’, de autoria de Cacilda Gonçalves Velasco e publicado pela Wak Editora, ressalta a importância da respiração na vida das pessoas, com todos os seus envolvimentos físicos, mentais, psíquicos, afetivos e emocionais. São levantadas, entre outras questões: as relações da respiração com vários aspectos biológicos e emocionais; o papel psicomotor da respiração na meditação e no ioga; neurociências e respiração e respiração na relação dos enfoques psicomotores.

Ficha técnica

Título: Respiração – Um enfoque psicomotor

Autora: Cacilda Gonçalves Velasco

Editora: Wak Editora

Páginas: 208