A memória humana é falível e as pessoas podem se lembrar facilmente de eventos que nunca ocorreram ou se lembrar deles de maneira diferente de como aconteceram. Uma pessoa pode produzir uma memória falsa quando uma pessoa pós-evento apresenta informações um tanto consistentes com a memória original.

Isso porque o hipocampo é uma região cerebral crítica para formar, consolidar e recuperar memórias.

Atividade do hipocampo

Pesquisas recentes mostraram que a atividade do hipocampo pode prever a formação de falsas memórias. Por exemplo, St. Jacques, Wittmann, Singh e Daselaar (2021) usaram ressonância magnética funcional (fMRI) para investigar como a atividade neural no hipocampo se relaciona com a formação de falsas memórias.

Os participantes viram uma série de imagens e depois receberam informações falsas sobre as imagens. O estudo descobriu que pessoas com altos níveis de semelhança de padrão neural em estágio cruzado no hipocampo eram mais propensas a formar memórias falsas com base em informações imprecisas.

Fonte de erros de memória

A pesquisa de Shao, Chen et al. (2023) sobre a previsão de falsas memórias derivadas de informações imprecisas pós-evento usando dados de fMRI mostrou que o hipocampo desempenha um papel central na formação de falsas memórias. Precisamente, os padrões de atividade neural no hipocampo podem prever a probabilidade de desenvolver uma memória falsa.

Além disso, esta pesquisa mostra que o hipocampo, região crítica para a formação da memória, também é fonte de erros de memória quando exposto a informações pós-evento.

As informações pós-evento podem interferir na memória original e produzir uma falsa memória semelhante, mas não idêntica, ao próprio evento. Vários fatores podem influenciar até que ponto as informações pós-evento afetam a memória.

Esses incluem:

  • O intervalo de tempo entre o evento real e as informações pós-evento.
  • O grau de similaridade entre as informações pós-evento e o evento real.
  • Fatores individuais, como idade, personalidade e habilidades cognitivas.

A pesquisa fornece informações valiosas sobre os fatores que contribuem para a distorção da memória, com conclusões como atraso de tempo e semelhança entre as informações pós-evento e os fatores essenciais do evento real que influenciam a precisão da memória. Assim, esses fatores devem ser considerados quando se pensa em recuperação de memória e estratégias para melhorar a retenção e recuperação da memória.

E MAIS…

Dicas para melhorar a retenção de memória

Embora a memória falsa possa ser uma experiência frustrante, existem várias estratégias que você pode usar para melhorar a retenção e a precisão da memória:

  • Pratique exercícios físicos, pois estudos mostram que isso pode ajudar a melhorar as habilidades cognitivas e as funções de memória.
  • Estude em sessões curtas com pausas frequentes, em vez de tentar aprender tudo de uma só vez.
  • Use dispositivos mnemônicos, visualização e outros auxiliares de memória para ajudá-lo a lembrar de informações de forma eficaz.
  • Durma o suficiente todas as noites, pois o sono é fundamental para consolidar as memórias.
  • Mantenha o foco no evento e faça uma descrição detalhada dos eventos logo após o ocorrido.