Quais práticas podem fortalecer a inteligência e o aprendizado?

Um bom programa de treinamento pode melhorar a memória e estimular a habilidade de resolver problemas e, no final, isso resulta no aumento dos níveis gerais de inteligência. Existem diversos tipos de inteligência: habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias, usar a linguagem e aprender.

A inteligência pode ser caracterizada pela adaptação a um novo ambiente, ou pela capacidade de estabelecer relações saudáveis, ou de ter pensamentos produtivos, originais, criativos e utilizá-los para resolver problemas do dia a dia.

Além disso, existem outros padrões específicos de inteligência, como, por exemplo, o fato de uma pessoa que se destaca em um determinado esporte está demonstrando um alto nível de inteligência sinestésica. Já uma pessoa capaz de manipular música em melodia e ritmo está manifestando alta performance em inteligência musical.

Memória

Já a memória é dividida em duas grandes formas: explícita e implícita. O hipocampo é necessário para a formação das memórias explícitas, ao passo que várias outras regiões do cérebro, incluindo o estriado, a amígdala e o núcleo accumbens, estão envolvidas na formação das memórias implícitas.

A formação de todas as memórias requer alterações morfológicas nas sinapses: novas sinapses devem ser formadas ou antigas precisam ser fortalecidas, isto é, as sinapses são moldáveis e, quanto mais utilizadas, criam novos mapas mentais dentro da circuitaria neural, promovendo seu fortalecimento através dos neurônios receptores de NMDA.

Portanto, a neuroplasticidade é a forma que o cérebro encontra diante do novo para aprender e se adaptar guardando a informação, criando um repertório de protocolos comportamentais no hipocampo. Hipocampo é uma estrutura cerebral com formato semelhante a uma concha de caracol. Tem um terço do tamanho de um chiclete, mas é crucial para a formação da memória.

A memória é um componente fundamental da inteligência. Tudo o que aprendemos ao longo do ciclo vital está armazenado de alguma forma. A eficácia com que a pessoa acessa esses arquivos mentais é que define sua velocidade no processamento e resgate tardio dessa informação – memória. Quanto mais estímulo, estudos, leitura, informação, formação, mais a memória é treinada e performa melhor.

Dicas

O cérebro precisa funcionar em cinco níveis básicos para que a pessoa tenha uma vida sadia e funcional: sono fisiológico e noturno; alimentação balanceada; estudo e trabalho; atividade física; lazer, diversão.