A violência nas escolas , incluindo incidentes envolvendo atiradores , é uma questão séria e preocupante que pode gerar angústia e medo na comunidade escolar e na sociedade como um todo.

Esses eventos trágicos têm um impacto significativo não apenas nas vítimas diretas, mas também nos sobreviventes, testemunhas e na saúde mental coletiva.

Sensação de vulnerabilidade

A sensação de vulnerabilidade diante dessas situações prejudica o ambiente educacional e o desenvolvimento saudável das crianças.

Os pais sentem-se inseguros e temerosos. O medo constante de que algo aconteça com seus filhos, crianças e adolescentes, gera estresse, ansiedade e angústia.

A preocupação com a segurança deles acaba se tornando uma presença constante em suas mentes, afetando sua capacidade de concentração no trabalho, seu sono e sua qualidade de vida em geral.

Os pais passam a viver em um estado de alerta contínuo, monitorando notícias e acontecimentos relacionados à violência nas escolas. o que pode levar a uma diminuição da confiança nas instituições de ensino, gerando um sentimento de impotência diante da falta de controle sobre a segurança de seus filhos. Essas preocupações constantes e a sensação de impotência podem levar a sintomas físicos e emocionais.

Interferência na dinâmica familiar

A insegurança nas escolas acaba interferindo na dinâmica familiar. Os pais podem se tornar superprotetores, limitando as atividades dos filhos e restringindo sua liberdade na tentativa de mantê-los seguros.

Isso pode gerar conflitos e dificuldades de comunicação entre pais e filhos, além do limite do desenvolvimento saudável da autonomia e da sociabilidade das crianças. .

Recentemente outro fato que movimentou o noticiário foi o aplicativo Discord. A feramenta oferece chat de voz, texto e vídeo e é bastante utilizado por gamers para se comunicar com amigos e outros usuários ao jogar online.

O aplicativo, entretanto, vem sendo usado por criminosos para circular conteúdos violentos. A vítima passa a ser chantageada a cumprir desafios. Se ela não aceitar, fotos íntimas são vazadas.

Escuta ampla

O mundo real e virtual precisam de atenção. As conversas em casa passam a ser cada vez mais necessárias, e a escuta das crianças e jovens é indispensável, pois assim se tem acesso aos seus sentimentos, medos, ansiedade e fantasias.

A escuta deve ser mais ampla possível, para que se permita o fortalecimento da confiança e segurança na família.

Diante desse cenário extremamente vulnerável é fundamental que os pais encontrem formas de lidar com sua própria ansiedade e insegurança.

E MAIS…

A presença é o melhor presente

Buscar estar mais próximo ao seu filho e cultivar mais o convívio, são comportamentos que irão ajudar a estabelecer limites para os jovens que estão diante de uma tecnologia cada vez mais presente em seu cotidiano.