Falar sobre transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) não é tarefa difícil. Difícil é conviver com suas características mais marcantes como desatenção, hiperatividade e impulsividade. No livro ‘O aluno TDAH: a pedagogia e a realidade do transtorno’, o leitor encontra a vivência da autora Priscila Romero de como trabalha o transtorno no seu dia a dia de educadora. Afinal, nota-se que muitos alunos mais agitados ou dispersos convivem com o rótulo de TDAH, erroneamente ou não.

“Não tenho vergonha do mesmo. E questiono se existe alguém ‘normal’, mas a ‘epidemia’ de tal transtorno tem confundido muitos pais, professores e especialistas. Como consequência, o uso de medicalização tem aumentado. E como bons profissionais, devemos conhecer para atuar. Será que todos nossos alunos mais agitados ou desatentos têm, realmente, TDAH?”, questiona ela.

São levantadas, também, questões como sintomas emocionais, físicos, cognitivos, motivacionais, transtornos de ansiedade, de ansiedade generalizada, disruptivo, do controle de impulsos e da conduta, de oposição desafiante e a síndrome do pânico.

Ficha técnica

Título: O aluno TDAH: a pedagogia e a realidade do transtorno

Autora: Priscila Romero

Editora: Wak

Páginas: 100