Qual a importância da psicologia do esporte para a saúde mental e o desempenho de atletas e treinadores? O que parece, em primeiro momento, ser uma resposta fácil e estreita, torna-se, ao longo do livro ‘Psicologia do esporte: uma abordagem aplicada para atletas e treinadores’, um tema complexo e inquietante, embora apaixonante.

Esta obra foi idealizada como uma forma de divulgação das experiências e evidências científicas acumuladas por profissionais, pesquisadores e professores das principais universidades brasileiras em colaboração com outros grupos associados.

Com conhecimentos de psicologia aplicada ao esporte e exercício, o livro é dividido em duas partes. Na primeira (capítulos 1 a 11), são introduzidos os conhecimentos sobre alguns temas emergentes direcionados à saúde mental de atletas e/ou treinadores: estresse, imagem corporal, paixão, personalidade, agressão, resiliência, burnout, transtornos alimentares, esperança e transição ecológica.

Na segunda parte (capítulos 12 a 20), são apresentadas as variáveis psicológicas diretamente associadas ao desempenho esportivo, tais como ansiedade, atenção, concentração, tomada de decisão, coesão de grupo, autoeficácia, liderança, imaginação, motivação e processamento de informação.

As discussões têm relevância por reunirem perspectivas teóricas e debates metodológicos de pesquisadores de diferentes centros de pesquisa em psicologia do esporte no Brasil. Como resultado, apresenta uma rica diversidade de olhares, paradigmas e concepções a respeito da temática em questão, buscando aprofundamento teórico e aplicabilidade prática.

Ficha técnica

Título: Psicologia do esporte: uma abordagem aplicada para atletas e treinadores

Autores: Leonardo de Sousa Fortes e Lenamar Fiorese

Editora: Ampla

Páginas: 448