O cansaço mental é um dos maiores problemas dos dias de hoje. Segundo os dados da OMS, já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem de um transtorno mental.

No Brasil, houve um aumento de 435% nos pedidos por serviço de psicanalista em abril de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são de um aplicativo que oferece contratação de serviços de atendimento psicológico.

Muitas perguntas

Como sei se eu devo ir ao profissional? Todo mundo precisa de terapia? Nem todo mundo precisa fazer terapia. Também não existe um perfil de quem deve ir ou de quem vai se adaptar melhor ao processo. Mas o mais comum são pessoas em intenso sofrimento emocional que buscam o psicólogo para entender melhor o que está acontecendo e o que fazer.

É importante saber que a terapia não precisa ser um processo apenas para quem está com um problema de saúde mental, e pode beneficiar qualquer pessoa, até quem não precisa dela.

O inconsciente é a chave

A Psicanálise trata-se de uma abordagem que trabalha profundamente o inconsciente, responsável pelas nossas atitudes que temos “em modo automático. Essas podem chegar a desafiar a lógica e o bom senso. 

Sigmund Freud (1856-1939) foi fundador dessa abordagem e talvez o psicanalista mais conhecido, mas há outras escolas de pensamento que contribuíram para o movimento psicanalítico. 

O inconsciente é a chave da psicanálise. Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos.

Superfície do psiquismo

Tudo o que está armazenado em nosso inconsciente afeta as nossas vidas. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. 

Por isso, podemos entrar em conflito conosco ou com pessoas sem compreender exatamente a razão.  

A psicanálise, então, busca as causas da infelicidade das pessoas nos esconderijos do inconsciente. Encontrar um resultado satisfatório para seu processo de autoconhecimento.