Como é possível eliminar pessoas tóxicas da nossa vida mesmo quando são próximas (até familiares)? Não sendo possível eliminar, como administrar?

Nós não eliminamos. Na verdade, precisamos reconhecer quem são essas pessoas tóxicas, trabalhar essas questões das nossas emoções, quais são os gatilhos que essas pessoas promovem e disparam por meio de estímulos na nossa vida. E isso requer maturidade cognitiva e emocional muito grande, pois não é uma questão tão fácil fazer essa observação, porque o indivíduo está sempre envolvido nas questões emocionais e, muitas vezes, não assume ou não quer assumir uma culpa do afastamento.

Quando a gente fala dessa toxidade, estamos falando das reações emocionais; uma área do cérebro que recebe gatilhos, que é a amígdala cerebral e toda área do sistema límbico, que é o sistema nervoso da recompensa e das emoções, e que todas as observações adentram pelo nosso sentido, pelos nossos canais dos sentidos orgânicos. E a gente precisa observar se é a forma como a pessoa fala, se é o jeito de olhar, o que isso transmite ao nosso cérebro de maneira que, como um conta-gotas, isso vai acontecendo diariamente, nos provocando o estresse, a liberação de adrenalina e cortisol.

E isso, sem dúvida, nos promove uma toxidade celular e vai inibindo as nossas funções de pensamento, as executivas, como atenção e memória. Estresse mesmo. Podemos chegar até a síndrome de burnout.

Para lidar com uma pessoa tóxica, a gente pode estar com o corpo presente, atuando com ela, mas administrando de verdade o não envolvimento. É como se nós criássemos determinadas barreiras, fechando mesmo os canais sensoriais, participando das questões do cotidiano, mas sem o envolvimento. É perceber até que ponto essa pessoa manipula o outro ou manipula a nós mesmos.

É como eu sempre falo, a gente tem que sair um pouco do palco e ir para a plateia, para observar essa questão toda, essa montagem teatral, que é a nossa vida. Observar quem nos manipula ou quem nós manipulamos, porque também tem essa questão: de as pessoas gostarem dessa relação tóxica e não saber sair dela.

Então quais são os caminhos? Primeiro, o autoconhecimento, a autoconsciência. A ajuda terapêutica também é importante. E evitar efetivamente o estresse, para diminuir as brigas, os conflitos internos e externos entre as pessoas.