Nos últimos anos, a neuropsicologia tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo, sendo procurada por diversas pessoas que querem auxílio para lidar com questões psicológicas. Profissionais da área têm desempenhado papel fundamental na promoção da saúde mental e na busca por soluções inovadoras. Essa abordagem integrada tem se mostrado vital no diagnóstico e tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos do desenvolvimento e traumatismos cranianos.

Nesta entrevista, o assunto é aprofundado pela neuropsicóloga Nathalie Gudayol. Ela é graduada em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, pós-graduanda em neurociência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora no Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (CPAH).

O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia se situa na interseção entre a neurologia e a psicologia, utilizando métodos científicos para compreender como as características cerebrais e os distúrbios neurológicos impactam o comportamento, a cognição e as emoções.

Por que essa abordagem integrada tem se mostrado vital no diagnóstico e tratamento de diversas doenças?

O cérebro está relacionado a todos os aspectos do comportamento humano. Por isso, a neuropsicologia busca compreender cada parte do órgão, isoladamente ou de forma integrada, e como ele pode influenciar no dia a dia das pessoas.

Qual a importância da avaliação neuropsicológica na prática clínica?

Por meio de testes especializados e observação cuidadosa, podemos mapear padrões específicos de comprometimento cognitivo. Isso não apenas facilita um diagnóstico preciso, mas também orienta estratégias de intervenção personalizadas para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Além do contexto clínico, a neuropsicologia tem se expandido para que outras áreas?

Além do contexto clínico, a neuropsicologia tem se expandido para áreas como educação e desempenho cognitivo no ambiente de trabalho. As empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância de compreender o funcionamento cerebral de seus colaboradores para otimizar o ambiente de trabalho e promover a saúde mental.

No âmbito escolar, adaptar métodos de ensino às necessidades cognitivas individuais dos alunos é essencial para um aprendizado eficaz. E a neuropsicologia contribui significativamente para essa personalização, promovendo inclusão e desenvolvimento acadêmico.

À medida que a neuropsicologia avança, espera-se que seu impacto positivo na saúde mental e no entendimento do cérebro humano continue a crescer, proporcionando novas perspectivas para aqueles que buscam compreender e superar desafios neurológicos.