Em pleno século XXI, o ser humano tem acesso a milhares de informações em tempo real, alto grau de competitividade e de comparação com seus pares, e um baixo índice de autocuidado e de autoestima.

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental, marcando o primeiro mês do ano. A iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Boa ocasião para falarmos sobre o tema.

A saúde mental e a aprendizagem estão intrinsecamente ligadas, por isso, escolas e instituições de ensino estão cada vez mais conscientes da importância de oferecer suporte à saúde mental dos alunos, criando ambientes de aprendizagem que promovam o bem-estar emocional e o sucesso acadêmico. A promoção da saúde mental é essencial para o desenvolvimento humano integral e para ampliar o potencial de aprendizado dos alunos.

Práticas Integrativas

As PICS, em 2018, incorporaram em seu escopo, novas práticas integrativas e complementares: arteterapia, biodança, meditação, musicoterapia, cromoterapia, bioenergética, entre outros. As atividades relacionadas a estas práticas integrativas desempenham um papel significativo na promoção do bem-estar emocional e cognitivo, contribuem para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, autoconhecimento, resiliência, auxiliando no processo de educativo.

A Ludoterapia e a Arteterapia são abordagens terapêuticas que têm se destacado como instrumentos valiosos na promoção da saúde mental e no alívio do sofrimento psíquico, oferecendo métodos inovadores para a expressão e compreensão das emoções, a promoção do bem-estar e o desenvolvimento do processo educativo.

Abordagem terapêutica

A Ludoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza o brincar e o jogo como ferramentas para a expressão e resolução de questões emocionais. Ao permitir que os indivíduos expressem seus sentimentos de maneira lúdica, a ludoterapia auxilia a reduzir a resistência emocional, fomentando a comunicação e a exploração das emoções subjacentes. Por meio do brincar, os indivíduos podem encontrar novas formas de lidar com o sofrimento psíquico e desenvolver habilidades de enfrentamento. As atividades pautadas na ludoterapia oferecem uma maneira segura e eficaz de lidar com questões emocionais e promover a saúde mental tanto na vida pessoal, quanto na vida escolar.

A arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a criação artística como meio de expressão emocional e introspecção. Através das artes visuais, dança, música, teatro, cinema, fotografia, escrita criativa, etc, os indivíduos podem expressar suas emoções de maneira não verbal, facilitando a exploração das camadas mais profundas da psique e permitindo aos indivíduos encontrar novos significados e insights. Além disso, a criação artística em si é uma experiência que promove o reequilíbrio e o bem-estar.

Jogos e atividades psicopedagógicos

Os jogos e atividades psicopedagógicos pautados nas PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Arteterapia, Ludoterapia, Biodança, Meditação, Bioenergética, entre outras)desempenham um papel valioso no estímulo ao desenvolvimento humano integral e na promoção da saúde mental. Eles podem ajudar a melhorar a cognição, a criatividade, as habilidades emocionais e o bem-estar.

E MAIS…

Na prática

Algumas Atividades Psicopedagógicas pautadas nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Arteterapia, Ludoterapia, Biodança, Meditação, Bioenergética).

1. Exercício da Gratidão:

-Objetivo: Promover a gratidão e a apreciação das coisas positivas na vida.

-Como fazer: Pedir aos participantes parasse sentarem confortavelmente e começarem a refletir sobre as coisas pelas quais são gratos. Isso pode incluir eventos, pessoas, objetos, experiências, ou qualquer coisa que tenha um impacto positivo na vida deles. Em seguida, solicitar que escrevam pelo menos três coisas pelas quais são gratos. Conforme forem escrevendo, sintam a gratidão em seu coração. Visualize as coisas pelas quais são gratos e permitam que essa sensação positiva preencham vocês.

Os participantes compartilham. Pode ser feito individualmente ou em grupo.

2. “Três Coisas Positivas”:

Objetivo: Refletir sobre experiências positivas.

Como fazer: Todos os dias, os participantes escrevem três coisas positivas que aconteceram e compartilham com os outros.

3. Pintura e Expressão Artística:

Objetivo: Promover a expressão criativa e a liberação emocional.

Como fazer: Forneça materiais artísticos e encoraje os participantes a criar obras que representem suas emoções ou pensamentos.

4. Roda da Autoestima:

Objetivo: Promover a autoestima e a autoaceitação.

Materiais Necessários: folhas de papel em branco e canetas coloridas

Como fazer:

-Preparação: Antes de começar a atividade, prepare uma série de folhas de papel em branco e canetas coloridas. Você precisará de uma folha de papel e uma caneta para cada participante.

-Formação do Grupo: Reúna os participantes em um círculo, de modo que todos possam se ver.

– Explicação da Atividade: Explique a atividade para o grupo. Diga a eles que esta é uma oportunidade para refletir sobre como se veem no momento, destacando os adjetivos positivos que descrevem suas características, estados de espírito ou sentimentos atuais.

– Escolha dos Adjetivos: Peça a cada participante que escreva um adjetivo positivo em sua folha de papel. Esse adjetivo deve representar como eles se veem no momento. Por exemplo, podem escolher palavras como “confiante”, “feliz”, “determinado”, “criativo” e assim por diante.

– Compartilhamento em Grupo: Inicie o compartilhamento em grupo. Cada participante lê o adjetivo que escolheu e compartilha brevemente por que se identificou com ele naquele momento. Encoraje uma atmosfera de apoio e aceitação, onde os participantes se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos e pensamentos.

– Roda dos Elogios: Após cada participante compartilhar seu adjetivo e explicar por que o escolheu, o próximo participante pode dar um elogio relacionado ao adjetivo escolhido. Por exemplo, se alguém escolheu “confiante”, outro participante poderia dizer: “Você realmente irradia confiança e isso é inspirador.”

– Conversa Aberta: Após a roda de elogios, abra a discussão para que os participantes possam compartilhar suas experiências e reflexões sobre a atividade. Isso pode incluir como se sentiram ao compartilhar seus adjetivos e ouvir os elogios dos outros.

– Reflexão Final: Termine a atividade com uma breve reflexão em grupo sobre o impacto da atividade e como ela afetou a autoestima e a autoimagem de cada participante.

5. Resolução de Conflitos:

Objetivo: Ajudar os participantes a desenvolver habilidades de resolução de conflitos.

Como fazer: Simule cenários de conflito e peça aos participantes que usem jogos ou atividades lúdicas para encontrar soluções e resolver os problemas de forma colaborativa.

6. Círculo da Confiança:

Objetivo: Construir confiança e empatia no grupo.

Como fazer: Sente os participantes em círculo. Cada pessoa compartilha algo pessoal ou uma história que a torna vulnerável. Os outros participantes respondem com apoio e empatia.

7. Pintura de Emoções:

Objetivo: Expressar emoções por meio da pintura.

Como fazer: Fornecer tintas e telas ou papel. Os participantes são encorajados a pintar o que estão sentindo, permitindo que as cores e formas representem suas emoções.

8. Colagem de Emoções:

Objetivo: Expressar emoções por meio da criação de colagens.

Como fazer: Fornecer revistas, tesouras e cola. Os participantes recortam imagens e palavras que representam suas emoções e as colam em um papel para criar uma colagem emocional.

9. Pintura de Autorretrato:

Objetivo: Promover a autorreflexão e a autoaceitação.

Como fazer: Os participantes pintam autorretratos que representam como se veem ou como desejam ser vistos, explorando a autoimagem e a autoestima.

11. Escrita Terapêutica:

Objetivo: Promover a autorreflexão e o autoconhecimento.

Como fazer: Peça aos participantes que escrevam em seus diários ou cadernos sobre seus sentimentos, experiências e pensamentos. Você pode fornecer prompts para orientar a escrita.

33. Biodança:

Objetivo: promover a conexão com o corpo, a expressão emocional e a harmonia do grupo através da dança e da interação.

Materiais: música inspiradora, um espaço amplo para dançar em círculo e um grupo de participantes.

Passos:

-Formação do Círculo: Reúna os participantes em um espaço amplo e peça a todos que formem um círculo.

-Relaxamento Inicial: Inicie com uma breve sessão de relaxamento. Todos os participantes devem fechar os olhos, respirar profundamente e se concentrar em sua própria energia. Isso pode ser feito por alguns minutos para criar um ambiente de calma e introspecção.

-Dança em Círculo: Inicie a música e convide os participantes a começarem a dançar no sentido horário, seguindo o ritmo da música. Eles devem se mover pelo espaço do círculo de forma livre e espontânea.

-Troca de Energia: Enquanto dançam, encoraje os participantes a interagirem uns com os outros. Eles podem trocar olhares, sorrir, fazer contato físico suave (como tocar nas mãos ou ombros de alguém), e até mesmo dançar com outros participantes por um breve período. A ideia é promover a conexão e a troca de energia entre os membros do grupo.

-Expressão Emocional: Conforme a música avança, incentive os participantes a expressarem suas emoções através da dança. Eles podem mostrar alegria, tristeza, raiva, ou qualquer outra emoção que estejam sentindo no momento. A dança é uma forma de expressão emocional e isso deve ser encorajado.

-Mudança de Direção: Em um momento determinado, mude a direção da dança, fazendo com que o círculo se mova no sentido anti-horário. Isso adiciona variedade e equilíbrio à atividade.

– Finalização: Termine a atividade de dança quando a música chegar ao seu fim. Reúna o grupo no centro do círculo e faça uma breve sessão de relaxamento final, respiração profunda e agradecimento pela experiência compartilhada.