A ansiedade é um dos principais problemas de saúde mental da atualidade de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, em torno de 26,8% das pessoas têm diagnóstico de ansiedade, sendo 31,6% em jovens de 18 a 24 anos.

De acordo com o psiquiatra especialista em ansiedade Flávio Henrique Nascimento, alguns cuidados podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade. “O tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras, no entanto existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição”, afirma ele.

Distraia seus pensamentos

Existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade. Por isso, saber controlar esses pensamentos e alterá-los quando necessário, mudar seu foco para outras atividades, é importante para evitar crises de ansiedade.

Água fria

Beber um copo d’água ou tomar um banho com água fria pode ajudar a acionar neurotransmissores relacionados ao bem-estar que podem aliviar os sintomas de crises de ansiedade.

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade.

Respiração

A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade, pois permite o controle dos sintomas físicos, como sudorese, coração acelerado e estresse, gerando uma sensação de relaxamento. Sempre inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente, sinta seu corpo durante cada respiração.

Sono

Manter uma boa higiene do sono e regularidade é essencial: dormir oito horas por dia, evitar dormir apenas de madrugada e evitar interrupções. Opte sempre por dormir em um quarto totalmente escuro. Bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, o estresse e a ansiedade.