Sentir ansiedade em alguns momentos da vida é normal. Quem não sente aquele frio na barriga ao tomar uma importante decisão ou escolher mudar de carreira? No entanto, ao se tratar de interações e/ou vivências em situações públicas, principalmente diante da possibilidade de sofrer uma avaliação negativa, ser envergonhado e rejeitado, algumas pessoas se sentem mais do que ansiosas.

O transtorno de ansiedade social (TAS) é um desafio que alguns indivíduos têm no cotidiano e que podem causar sofrimento e prejuízo em muitas áreas da vida. No livro ‘O que você precisa saber sobre transtorno de ansiedade social e tem medo de perguntar’, são apresentadas estratégias para ajudar a refletir sobre o TAS e direcionar para a busca de tratamentos efetivos para lidar com o transtorno e desmistificá-lo.

Sumário

1 O que é transtorno de ansiedade social?

2 Diferenciando ansiedade de transtorno de ansiedade social

3 Diferenciando transtorno ansiedade social de outros transtornos

4 A origem do transtorno de ansiedade social

5 O que acontece no cérebro de quem tem transtorno de ansiedade social?

6 Como costuma pensar, sentir e se comportar alguém com transtorno de ansiedade social?

7 O transtorno de ansiedade social afeta a todos?

8 O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno de ansiedade social?

9 Quais melhoras podem ser esperadas com o tratamento?

10 O que devo fazer eu ou alguém que conheço tiver transtorno de ansiedade social?

11 Mitos e verdades sobre o transtorno ansiedade social

Considerações finais

Público-alvo

Para uso clínico e familiar de adolescentes e adultos, tanto de profissionais quanto de pacientes, com transtorno de ansiedade social para auxiliar no tratamento psicoterápico e na psicoeducação sobre a condição.

Diferencial

Faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer para não especialistas aspectos relacionados a transtornos mentais e outros assuntos comuns nos consultórios. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população. Por sua linguagem clara, objetiva e acessível ao público geral, também pode ser útil ao terapeuta como ferramenta de psicoeducação no processo terapêutico.

Ficha técnica

Título: O que você precisa saber sobre transtorno de ansiedade social e tem medo de perguntar

Autores: Bruno Luiz Avelino Cardoso e Ana Clara Gomes Braga

Editora: Sinopsys

Páginas: 72