Canteiros, pátios ou quintais são, na verdade, uma mistura de creche de luxo + playground + atelier + pré-escola + oficina geral com argila, folhas, sementes, tintas e papéis.

É uma moda e com certeza será mais uma experiência efêmera. No entanto, se você nunca ouviu falar preste atenção porque estes espaços estão surgindo pelo Brasil inteiro na velocidade da luz.

Qual o objetivo

Nesses espaços as propostas sempre visam à liberdade criativa e a construção da autonomia da criança. Todos eles prometem que a criança, estando lá, vai viver todas as possibilidades nas descobertas sensoriais.

Eles prometem ainda grande vibração da criança com a vida e com as práticas sociais. Tudo bem empacotadinho a um preço que só a classe média pode pagar para ter seu filho cuidado enquanto trabalha.

Essas experiências vão ao encontro de mães e pais que se sentem culpados por deixarem seus filhos em creches desde os 6 meses de idade,  pois eles não estariam deixando seus filhos numa simples creche, mas sim num canto de suas próprias casas. Os “pátios”.

A ideia tem crescido no Brasil e merece atenção e cuidado das autoridades, já que  podemos estar dando início a um tipo de projeto com riscos.

Pontos positivos

Mais uma local para os pais que trabalham e precisam deixar seus filhos aos cuidados de outras pessoas. 

Pontos negativos

As crianças que conviverem dois ou mais anos nesses espaços terão dificuldades na adaptação em escolas mais formais com horários rígidos, conteúdos, apostilas e obrigações mais estruturadas.

Além disso, os aspectos pedagógicos desses espaços não possuem supervisão externa, já que a legislação não as atinge. Dessa forma, a qualificação de quem vai lidar com as crianças não é sabida e nem exigida o que torna um risco enorme para as famílias que colocarem seus filhos ali.

E MAIS…

A vida é também frustração

A minha maior preocupação em relação aos quintais, pátios e canteiros, é que normalmente (sem generalizações), escolhem o melhor de Montessori, o melhor de Reggio Emilia, o melhor de M. Picler, o melhor de Vigotski, o melhor de Piaget e por aí vão.

Acontece que ao fazerem isso eles vão moldando uma criança simplesmente ao brincar, ao prazer, a alegria, a comodidade e a satisfação, sem frustrações.

Mas a vida é também frustração, tristeza, desagrado, solidão, dúvida, dificuldade, monotonia, melancolia e até isolamento. É importante que todos os sentimentos estejam presentes, já que a vida é assim.

Todo o cuidado é necessário, pois educação infantil é coisa séria!