A terapia holística surgiu para melhor entendimento do ser humano no aspecto físico, mental-emocional e espiritual, pois as doenças que surgem no corpo são resultado de um desequilíbrio desses sistemas e propõe reflexões sobre comportamento humano dentro desses aspectos.

Terapia holística é um nome dado a um conjunto de técnicas e abordagens que têm em comum o fato de enxergarem o ser humano em sua integralidade, e não de forma parcial. 

Diversas técnicas

Tem origem na medicina oriental e faz associações de técnicas e conhecimentos prático e científico.

Utiliza métodos de relaxamento, alívio de dor, energia e mudanças nos hábitos de vida. E quando associados aos tratamentos convencionais trazem benefícios e vantagens para o paciente.

Entender o processo que antecede as doenças é fundamental para encaminhar e obter melhores intervenções terapêuticas. O objetivo é minimizar o impacto. Sem tratamento surgem comorbidades e ainda o aumento dos riscos para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas e complicações durante o tratamento.

Doenças psicossomáticas

Nas doenças psicossomáticas os desequilíbrios emocionais controlam as emoções, sentimentos e o modo de pensar. Pensamentos negativos acabam sobrecarregando as funções fisiológicas e esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas e emocionais.

O que fazer diante disso é o grande desafio, mas depende de cada pessoa afetada. Vejo sintomas como mensagens enviadas pelo próprio corpo trazendo informações importantes para o processo de cura ou alívio de sintomas.

É importante olharmos para nós mesmos como um todo, sem deixar de lado o físico e o emocional. Pois estamos diante de um dos problemas mais tem afetado nossa sociedade e na tentativa de calar o que o corpo expressa, corremos o risco de não entender as mensagens e lidar somente com os sintomas. A proposta terapêutica será sempre reconectar, silenciar e sentir.

Complexidade humana

As terapias holísticas propõem valorizar, respeitar, reconhecer a complexidade humana, as emoções e pensamentos. Através da fisioterapia integrativa o ambiente terapêutico amplia e utiliza diversos recursos holísticos.

Nos meus atendimentos na perspectiva de trabalhar com os princípios de prevenção e reabilitação integro sensibilidade intuição, escuta e conhecimento.

Sendo características fundamentais para um bom atendimento e melhores resultados no tratamento. O atendimento pode ser individual ou em grupo, dependendo da técnica e intenção, histórico do paciente, principais queixas e também os meios que poderão ser utilizados.

Lembrando que todo tratamento é complementar e não substitui um atendimento convencional.

Conexão do conjunto 

Os benefícios na saúde são para o equilíbrio, bem-estar, harmonia, autoestima, sistema imunológico se reconectar com sua essência e espiritualidade e revisão do sentido da vida.

Na visão holística, o terapeuta leva em consideração: corpo, mente, emoções e alma; dar espaço a sentimentos e emoções. Ter pensamentos, atitudes e relações saudáveis, se libertar de bloqueios e medos; sentir-se bem e feliz consigo; suas virtudes e aquilo que te move, criando uma nova realidade em sua vida.

Ressignificar sentimentos e ações.

E nada mais especial e importante do que cada um tomar consciência de como o corpo recebe as terapias. Ela pode influenciar em tudo, recomendo a experiência como oportunidade de ressignificar sentimentos e ações.

Existe, em virtude da pandemia, um crescimento da procura de terapias. A vida ganhou um olhar mais crítico e questionador das escolhas e das necessidades de uma conexão maior com nossa dimensão interior.

Nesse caminho é possível validar todo processo de autoconhecimento e cura que a terapia holística oferece, sendo uma ótima ferramenta para uma vida mais leve e com propósito.

E MAIS…

As técnicas utilizadas auxiliam no combate a inúmeros distúrbios

  • depressão
  • ansiedade
  • síndrome do pânico
  • síndrome de burnout (excesso de trabalho)
  • estresse
  • insônia
  • dependência química e alcoolismo
  • transtorno bipolar
  • distúrbios alimentares
  • falta de clareza mental
  • dor
  • fadiga
  • enxaqueca

Quando falamos em algum tratamento holístico ou alternativo, estamos diante das mais diversas abordagens. As terapias holísticas podem possuir uma linha mais energética, física ou uma combinação de recursos. Estas são as mais utilizadas atualmente:         

Fitoterapia; Reiki; Meditação; Aromaterapia; Homeopatia; Yoga; massoterapia; barras de access; mindfulness; cromoterapia; xamanismo; numerologia sagrada; feng shui; thetahealing; aconselhamento metafísico; entre outras.

As técnicas que compõem apresentam ótimos resultados e benefícios. E esse é um dos pontos positivos além dos diversos campos de atuação, principalmente no SUS. que possibilita que mais pessoas tenham acesso aos tratamentos. Outro ponto é a possibilidade de atuação em equipe multidisciplinar ampliando as possibilidades de assistência à saúde.