A depressão pós-parto atinge até 20% das novas mamães e pode ter consequências terríveis tanto para a mãe quanto para o filho. Cerca de 20% das mortes maternas após o parto são por suicídio.

A depressão pós-parto pode fazer com que as novas mamães se sintam ansiosas e irritadas, duvidem de si mesmas e tenham dificuldade de se relacionar com o bebê, além de interferir na capacidade de pensar, dormir e comer. Para a criança, a depressão pós-parto materna pode se traduzir em problemas de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Nova descoberta

Acredita-se que os fatores de risco para depressão pós-parto incluam a idade da mãe no parto, diabetes e histórico anterior de problemas de saúde mental. Mas a nova descoberta, de um pesquisador da UVA Health e seus colaboradores da John Hopkins Medicine e Weill Cornell Medicine, sugere um contribuinte biológico anteriormente desconhecido: um comprometimento da capacidade do corpo de limpar material genético antigo e outros detritos celulares.

“A descoberta de que as células não estão limpando proteínas velhas e detritos celulares, chamada autofagia, ocorre antes que as mulheres desenvolvam sintomas de depressão, indicando que isso pode ser parte do processo da doença”, disse Jennifer L. Payne, MD, diretora do Reproductive Programa de Pesquisa em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia. “Existem vários medicamentos que promovem a autofagia nas células, então essa descoberta pode abrir as portas para novos tratamentos e para a identificação de mulheres em risco de depressão pós-parto antes de ficarem doentes”.

Comunicação entre células

Payne e seus colegas queriam determinar se uma forma de comunicação entre células recentemente descoberta, chamada “comunicação de RNA extracelular”, poderia contribuir para a depressão pós-parto. Essa forma de comunicação celular é intensificada durante a gravidez e é fundamental na implantação do embrião fertilizado e na resposta inflamatória do organismo posteriormente, entre outros papéis.

Os pesquisadores analisaram amostras de plasma sanguíneo coletadas de 14 participantes da pesquisa durante e após a gravidez. Isso incluiu mulheres que sofreram depressão pós-parto e aquelas que não sofreram.

Os pesquisadores descobriram que a comunicação de RNA extracelular em células imunes foi alterada extensivamente em mulheres que sofreram depressão pós-parto. Além disso, eles determinaram que essa mudança “grande e consistente” limitava significativamente a capacidade do corpo das mulheres de realizar uma importante limpeza celular – sugerindo uma potencial causa biológica para sua depressão.

Desenvolver tratamentos

“Acredita-se que os déficits na autofagia causam toxicidade que pode levar a mudanças no cérebro e no corpo associadas à depressão”, disse Payne. “Nós nunca entendemos completamente a base biológica da depressão pós-parto, e essa descoberta nos aproxima de um entendimento”.

Agora que esse problema biológico foi identificado, os pesquisadores podem direcioná-lo para desenvolver tratamentos para a depressão pós-parto. Eles também podem usar a descoberta para desenvolver um exame de sangue que pode identificar aqueles em risco, mesmo antes de seus bebês nascerem. Isso poderia ajudar os médicos a intervir mais cedo e tornar a vida mais fácil e melhor para as novas mamães.