Atualmente, estresse, depressão, ansiedade são palavras muito ouvidas a todo momento. A maneira como temos vivido numa busca frenética de se ter cada vez mais, “algo mais”,  em qualquer área da subsistência, tem trazido muita insegurança em tudo o que se faz, porque nunca é o bastante.

Tal fato, gera ansiedade, insatisfação, depressão e muitas outras consequências que afetam a vida de cada indivíduo, tanto na sociedade como na vida familiar e pessoal. Esse sentimento de não completude traz muitas dúvidas quanto à capacidade de seguir adiante em sua vida.

Cada ser humano é único

É nesse momento que as terapias integrativas ou complementares podem favorecer, e muito, a tranquilidade e a esperança para quem deseja ficar bem, equilibrado, sentir a vida e entender que tudo passa e que se estivermos em equilíbrio, em homeostase, as nossas atitudes em relação a nós mesmos terão sido modificadas.

Existem diversas formas de agirmos em terapias integrativas. Ao assinalarmos, qual é a melhor, pode-se dizer que “a melhor terapia integrativa é aquela que melhor condiz com o indivíduo, porque cada ser humano é único.”

Para o estresse e ansiedade, mal do momento, e ainda podemos acrescentar a depressão, podemos indicar após uma análise de uma anamnese bem-feita, que abranja uma boa escuta do nosso cliente, algumas abordagens para acalmá-lo, entendendo o que ele precisa e no que será capaz de interagir da melhor forma para conseguir o seu bem-estar e uma boa qualidade de vida.

Conduta bem planejada

Algumas das opções indicadas seriam: meditação, massagem relaxante, drenagem linfática, acupuntura, reflexologia, Florais de Bach e óleos essenciais.

Lembrando que cada indivíduo se adapta melhor em algumas delas, e aí entra o papel de um bom terapeuta que vai sugerir e elaborar uma conduta que bem planejada com certeza trará o benefício desejado para o seu cliente.

Segundo a terapeuta e consultora em bem-estar e óleos essenciais, Laila Kabiljo, “não se pode afirmar qual seria a melhor terapia integrativa para cuidar da ansiedade e estresse, já que somos seres bio individuais. O que posso dizer é que os óleos essenciais são ferramentas importantes para nosso bem-estar, pois com eles podemos cuidar dos pilares da nossa vida, bem como incluí-los na nossa rotina diária, com redução de carga tóxica.”

Sendo assim, não existindo uma fórmula padrão, baseando-se na individualidade, podemos dizer que a intervenção com recursos terapêuticos integrativos, para a ansiedade e o estresse, se dá, no início, com o acompanhamento do cliente semanalmente.

Análise do processo

Em cada retorno analisamos as novas sensações ou reações obtidas, percebidas e notificadas por ele, permitindo assim alterar a conduta de acordo com a sua nova perspectiva sobre si mesmo.

Em geral, recomendamos 10 (dez) sessões iniciais, porque, por exemplo, com Florais de Bach ou óleos essenciais, já a partir do 3º.dia de uso, o cliente já começa a perceber algumas pequenas e sensíveis mudanças no seu modo de ser e sentir.

Quando isso acontece, ele já está aprendendo a se conhecer, a se perceber e esse seu autoconhecimento começa a aparecer na sensação de saber quem é e o que sente, o que já o ajuda a trilhar uma nova concepção na vida.  

Tal fato, é muito importante no conjunto que trabalhamos nas terapias integrativas ou holísticas, porque vemos o indivíduo como um todo. Se necessário, dependendo da resposta do nosso cliente, podemos ter mais sessões, até que ele se sinta em homeostase, equilibrado.

E MAIS…

Olhar específico e responsável

Não há como estabelecer uma única forma para aliviar as necessidades pessoais.

Nós, terapeutas devemos ter um olhar específico e responsável ao ouvir as queixas de nossos clientes para encontrar a melhor forma de ajudar.

Isso também oferece a construção de uma relação de confiança e entendendo a responsabilidade que temos diante do ser humano que busca ajuda.

Afinal, como afirmo sempre: “cada ser humano é único e deve ser tratado como tal”.