Deficiência, esse é o termo adotado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, principal referência internacional sobre o assunto. Essa Convenção diz que: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

 Ou seja, é a combinação entre dois fatores: os impedimentos clínicos que estão nas pessoas (que podem ser físicos, intelectuais, sensoriais etc.) e as barreiras que estão ao seu redor (na arquitetura, nos meios de transporte, na comunicação e, acima de tudo, na nossa atitude). É uma condição social que pode ser minimizada conforme formos capazes de eliminar essas barreiras.

Na nossa sociedade a deficiência ainda é muito negligenciada, necessitando de programas de inclusão, acessibilidade e de adaptação. Não se trata de uma patologia que o indivíduo carrega, mas de um obstáculo do ambiente que a sociedade deve remover, tanto física como emocionalmente.

Medicina Tradicional Chinesa

A cada dia ganhando mais espaço no mundo, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um conjunto de técnicas que tem como principal fundamento, a presença da energia Qi, que segundo seus princípios, trata-se da energia de vida, uma força cósmica que criou e permeia todo o universo. A teoria afirma que o Qi circula pelo nosso corpo por canais denominados meridianos, que quando obstruídos podem causar doenças. O Qi é descrito por duas qualidades opostas o Yin (negativo, noturno, escuro, frio, feminino) e Yang (positivo, diurno, claro, quente, masculino), o ideal é que ambos estejam em equilíbrio para que o corpo, a alma e a mente fiquem em equilíbrio e saudáveis.

Outro princípio básico é que o corpo tem um sistema integrado com a mente, o espírito, as emoções e a natureza, e sofre interferências com as mudanças de estação do ano, temperaturas, alimentação etc. As causas das doenças são determinadas por fatores externos como: vento, frio, calor, secura, umidade e calor de verão, e fatores internos como: raiva, alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque

Diagnóstico e tratamento

Podemos observar quantas possibilidades a MTC nos traz, o indivíduo é visto como um todo, aliás um dos princípios básicos é esse, enxergar a pessoa por inteiro, corpo, alma, mente, o ambiente onde vive, a postura que adota, o que come, como pensa, o que sente e por aí vai. Na deficiência, precisamos explorar cada indivíduo como único, levando em consideração seu estado físico, emocional e intelectual. Na MTC não existe receita pronta, o diagnóstico é tão importante quanto o tratamento.

Eu tive o privilégio de trabalhar por muitos anos com crianças e adultos com deficiência, e pude observar o quantos eles têm a necessidade de serem aceitos e como ao redor deles existe amor e dedicação de seus pais e tutores. Na criança com Síndrome de Down é muito comum a hiperatividade, neste caso empregamos a Acupuntura para diminuir a ansiedade e associamos a meditação como forma de acalmar a mente.

Estudos de casos

Na deficiência física, como por exemplo na Paralisia Cerebral (Encefalopatia Crônica não Progressiva), é muito comum o paciente fazer uso da cadeira de rodas, e passar longos períodos sentado, o que causa dores na coluna e no quadril, neste caso podemos utilizar a massagem Tui Na e a Ventosaterapia, para aliviar as tensões musculares. É muito comum esses pacientes apresentarem convulsões, espasmos musculares, clonus, e a acupuntura é uma ótima aliada para diminuir esses episódios. Ainda na Paralisia Cerebral, muitos pacientes são hipotônicos, apresentam uma flacidez nos músculos, tendo dificuldade para realizar movimento e até para ficar sentados, nestes casos, usamos a Eletroacupuntura, que estimula os músculos à contração, ajudando a movimentar os membros, mesmo que de forma involuntária, mas preservando sua função.

O Autismo também se beneficia com a MTC, visto que esse individuo tem dificuldade em se relacionar com pessoas e o ambiente. A fitoterapia se mostra muito eficaz no tratamento dos sintomas de agitação, movimentos estereotipados e convulsões. Inclusive o polêmico canabidiol, que é uma substância presente na planta cannabis, popularmente conhecida como maconha, age diretamente sobre o sistema nervoso central. Existem muitos estudos de amostragem clínica que comprovam a eficácia do tratamento, mas ainda não há comprovação científica. Esse medicamento é permitido no Brasil desde 2020, e só pode ser adquirido com prescrição médica.

Na China, médicos convencionais e terapeutas holísticos, trabalham em conjunto para beneficiar o paciente, aqui no Brasil ainda há muitas barreiras a serem vencidas, assim como na deficiência, mas caminhamos a passos lentos, em direção a um lugar onde tudo e todos possam interagir e conviver de forma harmônica e integrada.

E MAIS…

As técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

Para equilibrar o Qi, a MTC desenvolveu várias técnicas como:

– Tui Na: é uma técnica de massagem, que estimula ou seda os pontos dos meridianos do corpo, visando equilibrar o fluxo de energia desses canais.

– Acupuntura: é uma técnica que consiste em estimular pontos específicos do corpo, a fim de prevenir e tratar doenças ou distúrbios energéticos. O estímulo pode ser feito com agulhas, calor, eletricidade, pressão, laser etc.

– Auriculoterapia: Existem pontos reflexos na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Esses pontos são estimulados com sementes, esferas de prata e ouro ou microagulhas permanentes, que são fixadas na orelha do paciente com micropore e permanecem por no máximo 7 dias.

– Eletroacupuntura: Tem a mesma base da acupuntura tradicional, porém as agulhas são ligadas à cabos de um aparelho que emite impulso elétrico, potencializando o efeito da acupuntura.

– Moxabustão: Utiliza-se um bastão feito com folhas de artemísia moída, que acesa, promove aquecimento e remove obstruções dos meridianos. O calor é brando e ao mesmo tempo penetra profundamente sob a pele, dando a sensação de conforto.

– Ventosaterapia: É um tratamento natural, no qual são criados vácuos por sucção da pele utilizando copos de vidro, com finalidade de estimular a oxigenação sanguínea liberando toxinas existentes no sangue, favorecendo a nutrição dos músculos, aliviando as tensões e as dores musculares e articulares.

– Fitoterapia: é o uso de plantas medicinais aplicadas na cura de doenças.

– Práticas físicas: Exercícios integrados a prática de meditação, relacionadas à respiração e à circulação de energia como: Tai Chi Chuan, Lian Gong, são consideradas atividades preventivas.

– Terapia Alimentar ou Dietoterapia Chinesa: é o uso de alimentos naturais para prevenir e tratar doenças, a partir do diagnóstico de suas necessidades segundo os princípios da MTC.