Uma mentalidade de crescimento reflete que a maioria das coisas (incluindo inteligência) tem um componente de habilidade significativo que você pode melhorar com a prática.

Um elemento-chave da promoção de uma mentalidade de crescimento é o reconhecimento de que as dificuldades acadêmicas podem ser tratadas como um convite ao esforço para desenvolver novas capacidades.

A segunda mentalidade se concentra nos benefícios do estresse. Embora, muitas vezes as pessoas pensem no estresse como debilitante, uma quantidade moderada de estresse pode fornecer energia para enfrentar os desafios. Os alunos podem aprender a canalizar essa energia para perseguir seus objetivos.

Módulo educacional

Os autores da pesquisa desenvolveram um módulo educacional de 30 minutos que apresenta informações sobre esses dois tipos de mentalidade.

Como controle, eles desenvolveram um segundo módulo que apresenta informações sobre o cérebro e a fisiologia do estresse, mas não fala sobre informações relacionadas ao mindset de crescimento ou aos benefícios do estresse.

Em uma série de estudos, alunos do ensino médio e universitários foram utilizados como participantes.

Eles receberam uma medida básica para determinar se tinham uma mentalidade fixa sobre acadêmicos e se achavam que o estresse era debilitante.

Essa medida foi usada porque essas intervenções de mentalidade deveriam ser mais eficazes para pessoas que anteriormente mantinham uma mentalidade fixa e sentiam que os efeitos do estresse eram amplamente negativos.

Influência na educação

Os estudos analisaram várias medidas para determinar a influência dessa mentalidade na educação.

Dois estudos analisaram como os alunos pensavam sobre si mesmos depois de experimentar um estressor, como ter que fazer uma apresentação pública de seu trabalho na frente dos colegas.

Em comparação com aqueles na condição de controle, os alunos que receberam a educação de mentalidade classificaram o estressor menos ameaçador.

Este efeito manteve-se mesmo várias semanas após a intervenção educativa.

Reações fisiológicas

Outros estudos exploraram reações fisiológicas ao estresse, como a construção de constrição de vasos sanguíneos nos membros.

Os participantes se envolveram em uma tarefa acadêmica estressante e foram medidos ao longo da experiência.

Aqueles que receberam a intervenção de mentalidade exibiram menos sinais fisiológicos de estresse do que aqueles na condição de controle.

Outro estudo pediu aos participantes que completassem pesquisas diárias sobre se experimentaram eventos estressantes naquele dia. 

Seus níveis de estresse eram medidos cerca de duas semanas após a intervenção educacional.

Os participantes que receberam as intervenções de mentalidade relataram níveis mais baixos de estresse em dias estressantes do que aqueles na condição de controle.

Os participantes deste estudo também se saíram melhor em seus cursos de matemática e ciências (muitas vezes estressantes para os alunos) quando estavam na condição de intervenção de mentalidade do que na condição de controle.

Estudo promissor

Esses resultados são bastante promissores. A intervenção de mentalidade dura apenas 30 minutos, mas influencia o desempenho muito depois de ser apresentada.

Uma intervenção breve como essa poderia ser dada aos alunos em larga escala sem interferir nos muitos outros tópicos que os alunos precisam aprender.

Além disso, não havia grupos óbvios de alunos cujo desempenho foi prejudicado pela intervenção.

Finalmente, os estudos envolveram estudantes de diversas origens, sugerindo que a intervenção é amplamente valiosa.