‘Cultura de confiança – A arte do engajamento para times fortes e que geram resultados’ é título de livro de autoria do psicólogo Luiz França publicado pela Gente Editora. Aborda a revolução no mercado de trabalho vivido no pós-pandemia e mostra que, sem propósito e liderança humanizada, os colaboradores não estarão dispostos a continuar em busca de resultado pelo simples resultado.

O autor tem como objetivo incitar reflexões sobre as mudanças ocorridas no ambiente de trabalho, e explica que frases como “matar um leão por dia”, “vamos para a batalha”, “temos de dar o sangue hoje” soam ultrapassadas em relação ao novo estilo de vida e trabalho adotados no período pandêmico.

França utiliza o conceito de “evoluir e servir” para explicar que líderes podem transformar a vida de seus liderados, visando a ressignificar o conceito de trabalho e gerar mudanças nos ambientes de negócio, para que os ciclos de prosperidade possam acontecer de forma crescente e acelerada.

Segundo ele, esses aspectos ficam facilmente visíveis na geração Z: “As novas gerações que chegam ao ambiente de trabalho foram educadas para questionar o status quo, para colaborar, tomar decisões e executar as coisas de maneira simples e prática, priorizando a necessidade de realizar com significado. E, se apenas a cadeira do presidente lhes garante essa oportunidade, decerto é por isso que aspiram ao maior cargo nas empresas”, pontua o autor.

Papel da alta governança

A partir desse cenário, é preciso entender qual o papel da alta governança e como o conhecimento de uma “liderança humanizada” influenciará nos próximos anos o sucesso de uma organização e que, para obter esse resultado, é importante que as empresas foquem em desconstruir ambientes corporativos que fazem com que as pessoas voltem para casa todos os dias saudável fisicamente, cuidada pelos indicadores de desempenho, mas que, infelizmente, causam ferimentos na mente ou no coração.

“Não estamos falando sobre cumprir uma meta, ganhar mais dinheiro ou obter mais bens materiais, mas sobre o senso de realização por meio do hábito de servir, trazendo sentido e significado para a vida, e que também se equilibra e sustenta na força de proporcionar prosperidade”, explica França.

Sobre o autor

Luiz França é, segundo sua autodefinição, um “humanizador de organizações, inspirador de pessoas, escritor, empreendedor, empresário, executivo, mentor, professor e palestrante”. Psicólogo de formação, possui MBA em administração com ênfase em gestão de pessoas e já atuou em empresas diversas de vários setores diferentes, como automotivo, financeiro, mineração, papel e celulose e têxtil.

Atualmente head de recursos humanos para as américas na Kordsa, o autor afirma que o conformismo e não olhar para os colaboradores como pessoas não ajudam a empresa a crescer e não geram o engajamento espontâneo necessário para criar organizações bem-sucedidas. Luiz ajuda líderes a aplicarem e entenderem a importância da liderança humanizada e como gestores humanos criam mudanças e impactam positivamente a vida das pessoas, de modo que elas trabalham felizes e colaboram com inovação.

Ficha técnica

Título: Cultura de confiança – A arte do engajamento para times fortes e que geram resultados

Autor: Luiz França

Editora: Gente Editora

Páginas: 192