Por mais que eu me esforce e faça cursos, tenho sempre a sensação de que uma hora vão descobrir que sou uma fraude. Como lidar com essa síndrome do impostor que me acompanha desde a adolescência?

Esse sentimento é uma percepção de fraude, de se sentir impostor por se apresentar com menos conhecimento do que deseja ter ou de fato você está muito atrasado e estagnado em matéria de conhecimento e desenvolvimento?

Se for a primeira resposta, eu diria que pode ser positivo esse sentimento. Por vezes também me sinto devendo ler livros que foram lançados, aprofundar mais uma área do conhecimento importante para meu trabalho e estudar mais um determinado assunto.

Eu lido com esse sentimento de uma forma impulsionadora para a busca de mais aprofundamento, mesmo sabendo que há uma limitação para esse domínio total, considerando que tenho muitas outras áreas de interesse e foco na minha vida.

Avalie se essa sensação tem relação com a pressão que vivemos hoje pela absorção de tudo em tempo recorde. Se for esse caso, o sentimento não é saudável.