O novo estudo mostrou os efeitos de um treinamento de exercício aeróbico de 26 semanas em biomarcadores específicos (por exemplo , CTSB, BDNF e klotho) que podem medir o efeito das intervenções de exercícios nos resultados relacionados ao Alzheimer, rapidamente e a baixo custo, podem ser usados ​​para informar a progressão da doença e desenvolver novos alvos terapêuticos.

Dos três biomarcadores sistêmicos focados durante este estudo, a Catepsina B (CTSB) parece ser a mais promissora para medir e monitorar como o exercício aeróbio afeta a função cerebral por meio de amostras de sangue. Níveis mais elevados de CTSB no sangue estão associados ao nascimento de novos neurônios no hipocampo (ou seja, neurogênese hipocampal adulta) e função de memória melhorada. Pesquisas anteriores identificaram uma ligação entre níveis mais baixos de CTSB e comprometimento cognitivo.

A saúde do cérebro

Para este estudo, pesquisadores do Instituto do Cérebro da Florida Atlantic University e do Centro de Pesquisa da Doença de Alzheimer da Universidade de Wisconsin-Madison testaram os efeitos do treinamento supervisionado em esteira sobre biomarcadores sistêmicos e cognição em uma corte de adultos de meia-idade em risco para AD e constatou que a atividade física aprimorada (> 150 minutos por semana) aumenta os níveis de CTSB e pode melhorar a função cerebral. As descobertas posicionaram o CTSB, o BDNF e o klotho como biomarcadores de exercício para avaliar o efeito das intervenções no estilo de vida na função cerebral.

A associação positiva entre CTSB e cognição, e a modulação substancial dos metabólitos lipídicos implicados na demência, apóiam os efeitos benéficos do treinamento físico na função cerebral e na saúde do cérebro em indivíduos assintomáticos em risco de doença de Alzheimer.