Psicólogo e psiquiatra: dois profissionais com atuações diferentes. Entenda.

Embora a palavra seja parecida e muita gente não sabe a diferença de atuação, psicólogo e psiquiatra são dois profissionais distintos e com atuação diferente junto aos seus pacientes. Sobre o saber e a atuação do psicólogo e psiquiatra, podemos traçar um paralelo entre esses dois campos da saúde mental. Enquanto o psiquiatra atua na neuroquímica, o psicólogo investe na psique.

Mas considerando o comportamento humano, qual a ferramenta que cada um deles usa? A principal diferença da atuação dos dois está na prescrição medicamentosa da psiquiatria. O psicólogo chama o paciente para se comprometer com seus resultados, perante a apropriação de si, com mudanças de comportamento, tomada de decisão, rotina saudável, disciplina, higienização das emoções e sentimentos, trabalhando na prevenção da doença ou no resgate da saúde mental, através de forma de ação produtiva e positiva na vida. Quando nossa subjetividade está saudável, ela produz tudo o que material e visível aos olhos dos outros. Ganhamos assim importância e sentimento de pertencimento.

Já o psiquiatra, às vezes, numa primeira consulta, diagnostica e medica, anestesiando emoções negativas e perpetuando um modo de ser, através da manutenção de comportamento. Claro que a medicação é importante para controle de crise aguda, mas não é mudança muito menos cura.

O psicólogo deveria investir em sua carreira através de conhecimentos adquiridos na vida acadêmica, bem como o psiquiatra, unindo forças e estratégias de manejo de seus pacientes em parceria de trabalho. Seria basicamente discutindo casos em que possam trazer a neuroquímica e a compreensão da mente atuando no cérebro e usando o corpo para objetivar sintomas físicos.

A dicotomia entre mente e corpo, neuroquímica e sintomas físicos, não deve mais existir. É preciso olhar para o ser humano num modelo biotecnológico e de forma multidisciplinar agir na prevenção.