A Fobia social é uma condição onde há crises súbitas de ansiedade, medo, desespero associados a sintomas físicos, como: dor no peito, falta de ar, tontura, formigamentos, tremores, suor excessivo, medo irracional, formigamento das mãos, descontrole com crises de choro e coração acelerado. A sensação é de morte ou perda do controle. Os episódios podem acontecer sem motivo aparente ou após um trauma emocional.

As fobias são exemplos de sintomas de crise de ansiedade e suas manifestações podem se dar através de sentimentos que evidenciam o sofrimento psíquico associado à pequenas fragilidades mentais, ativadas por um alvo específico ou não.

E como lidar com essas fobias?

Na grande maioria dos casos, o fator determinante é um gatilho específico que dispara o medo irracional. Esse gatilho pode ter sido causado por algum trauma.

A busca por um acompanhamento psicoterápico é fundamental para entender quais os gatilhos para início dos sintomas e como controlar os efeitos perturbadores da doença.

Porém, o mais importante de tudo é externar os sentimentos, sem medo de ser rotulado como louco, uma vez que muitas pessoas sofrem com este mal e nem sempre sabem como agir.

Tratamento e rede de apoio

Existe tratamento e cura para o distúrbio em si, além de medicamentos que auxiliam no controle e redução das crises.

No entanto, a psicoterapia também é fundamental, já que atua sobre os desequilíbrios bioquímicos que geram os efeitos físicos associados à doença, além de trabalhar as fobias, a ansiedade e provocar mudanças comportamentais para que o indivíduo aprenda técnicas que possam mudar a sua atitude diante dos ataques de pânico.

Além disso, é preciso se conscientizar da necessidade de construção de uma rede de apoio, leituras e hobbies, como a música, para sentir-se mais forte para lutar contra o medo irracional instalado pelas alucinações.

A fobia social expõem a vulnerabilidade emocional que pode afetar homens e mulheres em diversas faixas etárias e em qualquer classe social.

E MAIS…

Não podemos julgar a dor do outro

Saúde mental não é brincadeira e ao perceber o menor sinal de desequilíbrio, deve-se buscar ajuda de um profissional qualificado que irá, através de ferramentas adequadas, identificar o problema e dar a tratativa correta para que se consiga viver de forma plena, saudável e equilibrada.