A liderança é um dom? “Dom” vem do latim e significa “donu”. Quer dizer dádiva, presente. É a capacidade que algumas pessoas têm para o desempenho de determinadas tarefas de forma fácil e natural, mais do que para a maioria das pessoas.

Porém acredito que Liderar é se desenvolver como profissional, e, vai além, é autoconhecimento diário sobre você e sobre os outros. É um constante aprendizado, juntando suas forças e fraquezas, em prol do coletivo, buscando de um único objetivo. Quanto mais fazemos, mais fortes ficamos.

Buscar a sabedoria para demonstrar para as pessoas que o trabalho pode levar a realização pessoal e profissional, vai além, é auxiliar a alcançar os objetivos propostos, compartilhar experiências, conhecimento e informações, contribuindo com a educação corporativa e desenvolvimento da equipe.

Ser um bom profissional

Ser um bom profissional é ter empatia, isso gera um bom relacionamento com a equipe de trabalho e é muito importante, torna o dia a dia corporativo mais harmonioso e colaborativo, melhorando a performance do grupo.

Através de bons relacionamentos é possível aprender a lidar com a hierarquia da empresa, ter boas relações com os colegas, fornecedores, clientes, parceiros e fazer entender que todas as pessoas são peças fundamentais para a engrenagem funcionar.

Uma boa liderança precisa entender as vulnerabilidades e fortalezas de sua equipe. Isso traz maior assertividade nas tomadas de decisões.

Formada em Economia, Administração e Psicodinâmica em Negócios, sou uma pessoa inquieta por natureza, entrei para o mercado cedo, aos poucos aprendi a gerir processos e pessoas.

Depois de diversas experiências e passagens por grandes empresas e instituições financeiras, hoje, sou executiva e lidero um time institucional de um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina.

Entender a necessidade do outro

Segundo uma pesquisa da Grant Thornton, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança em empresas no Brasil. Faço parte dessa pequena parcela e costumo dizer que a empatia é fator primordial dos bons relacionamentos e fechamentos de excelentes negócios. Você precisa entender a necessidade do outro e surpreender. E você só consegue quando você se projeta de perspectivas diferentes e se coloca no lugar do outro.

A parte mais importante é se relacionar, lidar com questões de trabalho e se relacionar de forma mais humanizada com as pessoas. Ninguém é igual, porém somos todos semelhantes. Com boas conexões dentro e fora do trabalho, os bons resultados vem automaticamente.

E MAIS…

Foco nos ambientes corporativos

Viver é se conectar, ninguém vive sozinho, precisamos uns dos outros é uma troca mútua deixo um pouco de mim e levo um pouco de ti.

E isso ganha maior foco nos ambientes corporativos e institucionais e levo como princípio.

Não é liderar, é se relacionar.