Os pesquisadores encontraram evidências de que uma molécula contendo uma neurotoxina gerada por micróbios muito potente (lipopolissacarídeo ou LPS) derivada da bactéria Gram-negativa Bacteroides fragilis no trato gastrointestinal humano (GI) gera uma neurotoxina conhecida como BF-LPS.

LPSs em geral são provavelmente os mais potentes glicolipídios neurotóxicos pró-inflamatórios derivados de micróbios conhecidos. Muitos laboratórios, incluindo o nosso, detectaram diferentes formas de LPS dentro dos neurônios do cérebro humano afetado pela doença de Alzheimer.

Atrofia celular neuronal progressiva

Neste estudo, os pesquisadores detalham o caminho do BF-LPS do intestino para o cérebro e seus mecanismos de ação uma vez lá. O BF-LPS vaza para fora do trato GI, atravessa a barreira hematoencefálica através do sistema circulatório e acessa os compartimentos cerebrais.

Em seguida, aumenta a inflamação nas células cerebrais e inibe a luz do neurofilamento específico do neurônio (NF-L), uma proteína que suporta a integridade celular. Um déficit dessa proteína leva à atrofia celular neuronal progressiva e, finalmente, à morte celular, como é observado nos neurônios afetados pela DA. Eles também relatam que a ingestão adequada de fibra dietética pode impedir o processo.

Abordagens baseadas na dieta

As novas características desta via patológica recentemente descrita são três. A via estimulante da DA começa dentro de nós – em nosso microbioma do trato GI – e, portanto, é muito “de origem local” e ativa ao longo de nossas vidas. A neurotoxina altamente potente BF-LPS é um subproduto natural do metabolismo microbiano baseado no trato GI. A abundância de Bacteroides fragilis no microbioma, que é a fonte da neurotoxina BF-LPS, pode ser regulada pela ingestão de fibra alimentar.

Em outras palavras, as abordagens baseadas na dieta para equilibrar os microrganismos no microbioma podem ser um meio atraente para modificar a abundância, especiação e complexidade das formas enterotoxigênicas de micróbios relevantes para a DA e seu potencial para a descarga patológica de microrganismos altamente neurotóxicos. secreções derivadas que incluem BF-LPS e outras formas de LPS.

Novas estratégias diagnósticas

Os pesquisadores concluem que uma melhor compreensão da interação entre o eixo trato GI-Sistema Nervoso Central e o microbioma do trato GI e a doença de Alzheimer tem um potencial considerável para levar a novas estratégias diagnósticas e terapêuticas no manejo clínico da doença de Alzheimer e outras doenças letais, doenças neurodegenerativas progressivas e relacionadas com a idade.

Estima-se que os americanos comam em média 10-15 gramas de fibra por dia. O USDA recomenda que as mulheres até os 50 anos consumam 25 gramas por dia e os homens 38 gramas. Acima de 50 anos, mulheres e homens devem consumir 21 e 30 gramas por dia, respectivamente.

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a doença de Alzheimer é o diagnóstico mais comum para pacientes com demência e a sexta principal causa de morte para os americanos. Especialistas estimam que até 5,8 milhões de americanos com 65 anos ou mais têm a doença de Alzheimer, e a prevalência nos Estados Unidos deve aumentar para 13,8 milhões até 2050.