Cargas de trabalho pesadas, horários imprevisíveis, baixos salários, longos deslocamentos e autonomia limitada estão entre uma infinidade de estressores no local de trabalho que podem ter um impacto negativo na saúde dos trabalhadores e no desempenho organizacional, alertou o relatório do cirurgião geral.

Estresse crônico

Assédio, discriminação e condições de trabalho hostis ou perigosas, bem como culturas de trabalho “tóxicas”, desrespeitosas e não inclusivas aumentam a pressão sobre os trabalhadores e podem levar ao estresse crônico entre eles.

O estresse crônico pode contribuir para uma série de problemas de saúde mental, como depressão e uso indevido de substâncias, interferir no sono e aumentar o risco de muitas outras condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, explicou o relatório.

Cinco componentes-chave

O cirurgião geral delineou cinco componentes-chave de um local de trabalho mentalmente saudável: promover a comunidade no local de trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, proteção contra danos, oportunidades de crescimento e garantir que os trabalhadores se sintam importantes.