Apesar de todas as pesquisas feitas até o momento sobre o tema da psicoterapia online apontarem para o fato dela ser tão eficaz quanto a terapia presencial, para os terapeutas, ela pode ser extremamente desgastante.

“Em primeiro lugar perdemos acesso a comportamentos não verbais do paciente, que são cruciais para a observação e o entendimento dele. Em algumas situações, por exemplo, é difícil notar que o paciente está chorando e, neste caso, não podemos fazer muita coisa, a não ser validar o sofrimento e oferecer palavras de conforto. Se o paciente estivesse fisicamente ali, o profissional poderia se aproximar dele e oferecer um copo de água ou um lencinho acompanhado de um diálogo de análise mais profundo gerado pela observação de tal comportamento”, afirma a Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, Adriana Nunan.

Privacidade no atendimento

A questão da privacidade (tanto do terapeuta quanto do paciente) também é importante. O “setting terapêutico” (o espaço físico e emocional onde são realizadas as consultas) tem a função de ser um local acolhedor e sigiloso onde o paciente pode despejar todas as suas angústias. “Existe todo um ritual antes de iniciar a sessão: o terapeuta abre a porta, dá um sorriso, oferece um café, um copo d´água como maneiras de gerar empatia e sinergia para o início da sessão. Isto é muito diferente do paciente fazer terapia de pijama dentro da sua casa, trancado no closet ou no carro para ter privacidade. Situações relatadas como muito comuns hoje em dia. Assim como interrupções de familiares e animais de estimação não são infrequentes e tudo isto atrapalha o andamento da sessão e a concentração do profissional”, comentou Adriana Nunan. Sem contar que o consultório tem um poder de ser um local imparcial, enquanto que a casa é repleta de simbologias que podem impactar na dinâmica da sessão.  

Tempo nunca é ocioso

O tempo que o paciente leva se deslocando para a sessão e voltando para casa também faz diferença, já que é durante este momento que ele reflete sobre o que vai falar na terapia e, quando esta acaba, fica pensando naquilo que foi trabalhado.

“Para nós profissionais, sempre paira um medo da tecnologia falhar de alguma forma no atendimento online, do vídeo engasgar, do áudio sumir, da internet acabar ou do computador travar, o que acontece em muitas sessões. Quando o paciente está no auge de um relato, o vídeo trava e é necessário retomar o raciocínio que, claro, perde a espontaneidade original”, comenta a psicóloga Adriana.

Modalidade acessível para todos

Esta nova modalidade de terapia tem permitido que pacientes, que moram longe do consultório, e que talvez gastariam muito tempo e dinheiro nesse trajeto, consigam atualmente fazer uma pscicoterapia. Também oferece a oportunidade para que os profissionais em início de carreia possam abrir a carteira de clientes sem a necessidade do investimento em consultórios, como era antigamente.  

“Acredito que, surpreendentemente, a terapia online tem se revelado mais eficaz do que o imaginado, o que demonstra a importância da linguagem e da fala. Se o sujeito fala, ele consegue fazer análise por telefone, por vídeo ou por qualquer plataforma que sustente a transferência”, destaca a psicóloga especializada em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, Luiza de Medeiros Ribeiro.

É claro que mesmo que com muitas vantagens, o atendimento online é muito diferente do presencial.  No consultório, além da voz e do olhar, há também o corpo, a forma de se comportar, o “setting terapêutico” próximo e completo.

Naturalmente a psicoterapia online é muito útil para quem não quer ou não pode se deslocar, para indivíduos que moram em áreas mais afastadas, são idosos ou têm dificuldades de locomoção. Também facilita a busca por atendimento em qualquer lugar do planeta, encontrando um profissional que seja especializado em casos específicos. Esses são pontos importantes sobre os benefícios da terapia online que devem ser considerados.

E MAIS…

Atendimento online é tendência na carreira de Psicologia

As diversas manifestações de respostas à terapia online já estão sendo observadas e acreditamos que, em breve, teremos respostas mais concretas sobre a eficácia do tratamento à distância.

O fato é que o atendimento psicológico online virou tendência, mesmo que de forma abrupta por conta da pandemia, e não tem mais como voltar a ser exclusivamente presencial como antes. Os órgãos responsáveis pela regulação da profissão que eram contra essa modalidade de atendimento, teve que se adaptar ao novo formato e buscar alternativas para atender a nova demanda, já que a busca pela psicoterapia online teve um crescimento exponencial no último ano.  

Tanto que cursos de bacharelado em Psicologia e outras disciplinas relacionadas à saúde mental, e também cursos profissionalizantes da área, também estão se adaptando e formando material de apoio para os estudantes e novos profissionais ingressarem na carreira já considerando esse novo protocolo de atendimento.