A figura materna é o objeto de fascínio de todo bebê, mas, para a psicanálise, a menina se afasta da mãe para que o Édipo aconteça. Tal distanciamento não ocorre de forma pacífica e geralmente é imerso em hostilidades, contribuindo para que o forte laço entre mãe e filha trafegue pelo ressentimento e até mesmo o ódio. Por outro lado, a relação com a mãe não será, de todo, abandonada, ela vai marcar o futuro da menina com o pai, o marido e a maternidade.

Em ‘Sra. Capa’, drama psicológico de estreia de Fabiana C.O., Sol é uma mulher que desde a adolescência fantasia sua mãe com uma imensa capa vermelha. Entre os sentimentos de amor e admiração, ela mergulha em sua própria história ao se deparar com mágoas ocultas, nunca observadas.

“A inspiração para o livro começou com a figura da minha mãe ainda em 2019. Quando entendi que a minha observação era válida, eu construí e desenvolvi a história por meio do relacionamento da Sol e da Ana (mãe). Estruturei a história pelo olhar da filha e de como o uso da capa precisava ser questionado como algo familiar e enraizado nas gerações. Eu entendi que, para falar sobre capas e afins, deveria começar com o primeiro relacionamento que temos: que é com a nossa mãe”, explica.

Narrada em primeira pessoa, a obra reflete sobre a depressão, o luto e as cobranças que cercam o universo feminino. Oferece ao leitor um relato afetuoso, por vezes dolorido, e joga luz sobre a capacidade do ser humano de ressignificar histórias e partir para uma jornada de autodescoberta.

“Falar sobre depressão tem sido uma missão de vida. Eu passei muitas crises desde os meus 15 anos de idade. Posso dizer que experimentei a doença e convivi em grau leve com ela por mais de 15 anos. Depois que me tornei mãe, percebi que precisava achar a minha cura. Foquei em fazer pelas minhas filhas e por mim. Mas entendi, durante o meu processo, que precisava primeiro me amar e depois amar o próximo. Em 2016, iniciei imersões em um curso de desenvolvimento pessoal. Já fazia terapia e estava nessa busca pelo autoconhecimento e consegui por meio das imersões conhecer os meus nós e ressignificar parte da minha história e traumas”, relata.

Sra. Capa chega ao mercado editorial num momento em que nunca se falou tanto sobre saúde mental. É um livro que cutuca o leitor sobre a importância de ser ouvido, mas também de saber ouvir. É uma obra sobre a aventura do autoconhecimento. Também tem como objetivo falar sobre a depressão. Fazer o leitor olhar para a doença e entender que uma história de vida pode proporcionar os mais diversos sentimentos. “Sim, a depressão existe e precisa ser olhada e tratada. Desejo gritar que, por trás das mulheres, há dores, capas e a necessidade de conexão”, finaliza a autora.

Sobre a autora

Fabiana C.O. é idealizadora do projeto ‘Eu posso ser você’, que tem como principal objetivo mostrar a importância do autoconhecimento e amor-próprio para mulheres de todas as idades. É estudante de filosofia e tem formação em negócios da moda pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ficha técnica:

Título: Sra. Capa

Autora: Fabiana C.O.

Editora: Independente

Páginas: 184