Novo estudo investiga como o tipo que relacionamento e vínculo estabelecido entre pais e adolescentes levam a melhores resultados de saúde a longo prazo em adultos jovens

Pesquisadores do Hospital Infantil da Filadélfia (CHOP) descobriram que adolescentes que relatam relacionamentos fortes com seus pais têm melhores resultados de saúde a longo prazo.

Os resultados do estudo, publicados hoje no JAMA Network Open, sugerem que os investimentos na melhoria das relações pais-adolescentes podem ajudar a melhorar a saúde geral, a saúde mental e a saúde sexual, além de reduzir o uso de substâncias na idade adulta jovem.

Características específicas

Para ajudar a abordar essas questões, este estudo utilizou dados do Estudo Longitudinal Nacional de Saúde do Adolescente para o Adulto. Os pesquisadores testaram se os relatos dos adolescentes sobre características específicas e mensuráveis ​​de seus relacionamentos com figuras paternas e maternas com quem vivem estavam ligados a resultados de saúde medidos 14 anos depois.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 15.000 adultos que foram inicialmente incluídos no estudo em meados da década de 1990, quando tinham entre 12 e 17 anos de idade.

“Nosso objetivo era estabelecer uma compreensão mais clara de como as diferentes características dos relacionamentos mãe-adolescente e pai-adolescente podem estar associadas a uma ampla gama de resultados favoráveis ​​na idade adulta jovem”, disse a autora sênior do estudo Carol A. Ford, MD, chefe da Craig-Dalsimer Division of Adolescent Medicine e a Orton P. Jackson Endowed Chair em Adolescent Medicine no CHOP.

Neste estudo, os pesquisadores analisaram características como calor parental relatado, comunicação, tempo juntos e expectativas acadêmicas avaliadas quando os participantes tinham entre 12 e 17 anos de idade. Quando esses mesmos participantes tinham entre 24 e 32 anos, eles relataram os níveis atuais de estresse, depressão, otimismo, dependência de nicotina e abuso de substâncias e outras medidas de saúde geral.

O estudo controlou idade, raça, etnia, estrutura familiar e outros fatores e separou os dados com base nos relacionamentos com figuras paternas e maternas que viviam na casa. Mais de 10.000 participantes foram analisados ​​para o estudo.

Níveis altos de satisfação

O estudo constatou que os participantes que relataram níveis mais altos de calor mãe-adolescente e pai-adolescente, comunicação, tempo juntos, expectativas acadêmicas, relacionamento ou satisfação com a comunicação e disciplina indutiva relataram níveis significativamente mais altos de saúde geral na idade adulta jovem.

Da mesma forma, eles relataram níveis significativamente mais altos de otimismo e qualidade de relacionamento romântico e níveis mais baixos de estresse e sintomas depressivos quando jovens adultos.

Níveis mais altos de calor parental relatados por adolescentes, tempo juntos e relacionamento ou satisfação com a comunicação também foram significativamente associados a níveis mais baixos de dependência de nicotina e abuso de substâncias na idade adulta jovem, bem como menores chances de gravidez indesejada.

“O padrão geral desses resultados sugere que relacionamentos fortes entre adolescentes e suas mães e pais levam a uma melhor saúde e bem-estar na idade adulta jovem”, disse Ford. “Os esforços para fortalecer as relações pais-adolescentes podem trazer importantes benefícios para a saúde a longo prazo.”