O relatório mais recente do CDC revela que quase 3 em 5 (57%) das adolescentes norte-americanas se sentem tristes ou sem esperança – isso é o dobro dos meninos. Este é o nível mais alto relatado na última década, com um aumento de quase 60%.

Jean Twenge, professor de psicologia na San Diego State University, escreveu recentemente : “Tivemos evidências concretas de que a saúde mental dos adolescentes estava em crise há pelo menos cinco anos”.

Embora ela compartilhasse que era fácil culpar a pandemia, essa epidemia de crise de saúde mental na adolescência começou antes de 2020.

Qual a causa?

Alguns especialistas apontam para a mídia social. Embora as plataformas de mídia social não sejam inerentemente prejudiciais, há efeitos negativos associados ao seu uso.

Os jovens (assim como muitos adultos) não sabem que as plataformas são projetadas para serem viciantes e estão associadas à depressão, ansiedade e até doenças físicas.

Outros riscos a serem considerados que podem afetar o bem-estar mental de seu filho incluem; cyberbullying, problemas de imagem corporal, baixa autoestima, FOMO (medo de perder), escândalos sexuais, entre outros.

Com o consumo constante de mídia social, um denominador comum com o qual muitos adolescentes sofrem de depressão é o desempenho acadêmico. Isso pode ser atribuído a maus hábitos de estudo devido à falta de atenção que a sobrecarga de tecnologia causa.

Maneiras de melhorar o bem-estar

1. Revise os limites de tempo de tela, senhas atualizadas, permissões de mídia social etc. e, o mais importante, quais são as consequências se alguma das regras for quebrada. Se você não tem regras para o uso de telas, nunca é tarde para começar.

2. A hora da refeição em família é para comer, não para enviar e-mails. Crie um tempo de desintoxicação digital.

3. Limite as notificações em seus telefones. Reduzir esses sons pode reduzir a ansiedade e o estresse.

4. Quaisquer que sejam as plataformas sociais em que seu filho adolescente esteja, você também está nelas?

5. Em uma Pesquisa de Comportamento de Risco Juvenil (YRBS), quase 1 em cada 3 meninas adolescentes lutava contra a ideação suicida, um aumento de 60% em relação a uma década atrás. Coloque o telefone do seu filho adolescente no cofre/cofre na hora designada (à noite) para que ele tenha uma boa noite de sono. Estudos provaram que a tecnologia pode afetar o sono e a saúde mental do adolescente.

6. Incentive seu filho adolescente a ler livros à noite. Um estudo da Associação Americana de Psicologia revelou que apenas 20% dos adolescentes leem livros por prazer, enquanto mais de 80% dizem usar as mídias sociais diariamente. Twenge observou que “ser capaz de ler textos longos é crucial para entender questões complexas e desenvolver habilidades de pensamento crítico”.

7. Exercício, ioga ou meditação. O exercício diário (mesmo correr, andar de bicicleta ou caminhar) não apenas ajuda a reduzir a ansiedade, a tristeza e o estresse, mas também ajuda a aumentar a concentração e o foco. Com a prática regular, os adolescentes descobrirão que meditação, ioga ou qualquer forma de exercício fornecem uma pausa necessária em suas vidas ocupadas e podem ser uma maneira eficaz de melhorar sua saúde mental e bem-estar.