“Essas descobertas ilustram a importância da consideração conjunta de exposições mais amplas em nível ambiental e individual na saúde mental e na pesquisa do sono”, diz a autora do estudo Diana Paksarian, Ph.D.

Os ritmos diários, incluindo os ritmos circadianos que impulsionam nossos ciclos de sono-vigília, são considerados fatores importantes que contribuem para a saúde física e mental. A presença de luz artificial à noite pode interromper esses ritmos, alterando o ciclo claro-escuro que influencia os processos hormonais, celulares e outros biológicos. Os dados mostraram que maiores níveis de luz artificial à noite foram associados ao aumento da probabilidade de transtorno de humor ou ansiedade e os adolescentes que viviam em áreas com níveis mais elevados de luz artificial à noite eram mais propensos a atender aos critérios de diagnóstico de transtorno bipolar ou fobia específica.

Futuros estudos experimentais que examinam os efeitos de diferentes propriedades da luz artificial – como brilho e composição espectral – podem ajudar os pesquisadores a determinar se as intervenções focadas na iluminação podem beneficiar o sono e a saúde mental dos adolescentes.

“Embora a exposição à luz ambiental seja apenas um fator em uma rede mais complexa de influências sobre o sono e o comportamento, é provável que seja um alvo importante para prevenção e intervenções na saúde do adolescente”, diz Merikangas.