A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há, portanto, muitos indivíduos que depositam na morte a esperança de acabarem com a dor, o sofrimento e o desespero que experimentam em vida. O livro ‘Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção’ traz no título sua questão principal ao afirmar que o problema atinge todos com diversas intensidades e não apenas aqueles com ideação e tentativa de suicídio e seus familiares e amigos. Portanto, é uma preocupação fundamental a de aumentar a conscientização pública sobre o tema.

Lançada este mês pela Sinopsys Editora, a obra expõe as ideias da autora, a psicóloga Karen Scavacini, que também analisa as campanhas atuais para a prevenção e posvenção do suicídio como perspectivas para informar e esclarecer a população diretamente afetada e aqueles que se aproximam do tema pela sua abrangência. São arroladas propostas que podem fundamentar as políticas públicas sobre a prevenção e principalmente a posvenção do suicídio no Brasil.

Silêncio prejudicial

Karen evidencia que o estigma que envolve o tema – e, por conseguinte, as famílias e as pessoas com ideação ou tentativa de suicídio – provoca o silenciamento sobre o mesmo. Contrariando a ideia de que não falar sobre ele diminui sua incidência, esse silenciamento impede o cuidado adequado dos indivíduos. A autora deixa claro que é, sim, necessário falar sobre o suicídio, além da necessidade de políticas públicas que alcancem a posvenção, que, atualmente, não é abarcada.

Tendo em vista que a comunicação com ética e respeito é a principal tarefa do terapeuta que trabalha com o tema, o livro objetiva, ainda, aumentar a comunicação de forma responsável, isto é, com um diálogo que faça sentido para as pessoas com ideação suicida e que as acolham e as ouçam verdadeiramente. Partindo da teoria fundamentada nos dados (TFD), apresenta reflexões e sugestões de atuação para a ampliação da conscientização sobre o suicídio.

Público-alvo

A publicação é indicada a todos profissionais que queiram saber mais como falar de forma correta sobre o suicídio, como aumentar a consciência pública e como transformar ideias em ações. Pode ser utilizada por psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas. Também podem se beneficiar estudantes de diferentes áreas, assim como pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e todos que se envolvem com o tema.

Sobre a autora

A psicóloga Karen Scavacini é doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em saúde pública na área de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio pelo Karolinska Institutet (Suécia); fundadora e CEO do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio; representante da International Association for Suicide Prevention (IASP) no Brasil; fundadora e atual diretora científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS); membro do Conselho Científico do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Suicide and Self Injury (SSI) Advisory Committee da Meta.

Também é idealizadora do Mapa da Saúde Mental; responsável pela introdução do termo ‘posvenção’ no Brasil; diretora do curso de prevenção do suicídio para profissionais da segurança pública; co-coordenadora da pós-graduação em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e na Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em parceria com a Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS).

Ficha técnica

Título: Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção

Autora: Karen Scavacini

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 336