A descoberta foi feita em um estudo de pesquisa de duas semanas com 135 trabalhadores nos EUA. A cada dia, os participantes notavam como havia dormido bem e a qualidade de seu humor atual e, mais tarde, como se sentiam em relação ao esforço por mais status e responsabilidade no trabalho.

“Quando as mulheres estão tendo uma boa noite de sono e seu humor é melhorado, é mais provável que sejam orientadas em suas intenções diárias para alcançar status e responsabilidade no trabalho”, disse a principal autora Leah Sheppard, professora associada do Carson College of Business da WSU. “Se o sono é ruim e reduz o humor positivo, vimos que elas eram menos orientadas para esses objetivos”.

Dados levantados

Para o estudo publicado na revista Sex Roles, Sheppard e os co-autores Julie Kmec da WSU e Teng Iat Loi da University of Minnesota-Duluth entrevistaram funcionários em tempo integral duas vezes por dia durante duas semanas consecutivas de trabalho para um total de mais de 2.200 observações. Os participantes responderam a perguntas sobre a noite anterior de sono e humor atual por volta do meio-dia todos os dias e à noite responderam a perguntas sobre suas intenções de buscar mais responsabilidade, status e influência no trabalho.

Tanto homens quanto mulheres relataram qualidade de sono boa e ruim ao longo do estudo, notavelmente sem diferença de gênero na qualidade do sono relatada. No entanto, as mulheres relataram com mais frequência intenções reduzidas de buscar mais status no trabalho nos dias seguintes a uma noite de sono ruim.

Os pesquisadores podem apenas especular sobre exatamente por que o impacto do sono no humor afeta as aspirações das mulheres e não as dos homens, mas eles suspeitam que isso pode ter a ver com diferenças de gênero na regulação emocional, bem como expectativas sociais – ou alguma combinação dessas forças.

Reatividade emocional

A pesquisa em neurociência mostrou que as mulheres tendem a experimentar maior reatividade emocional e menos regulação emocional do que os homens, e isso pode ser reforçado por estereótipos culturais das mulheres como mais emocionais. Ao mesmo tempo, os estereótipos de homens como sendo mais ambiciosos do que as mulheres provavelmente adicionam mais pressão para que eles subam na escada corporativa, então talvez a má qualidade do sono tenha menos probabilidade de dissuadir os homens de suas aspirações de trabalho.

Essas descobertas trazem boas notícias para as mulheres que desejam avançar em suas carreiras, disse Sheppard. Por exemplo, eles podem tomar algumas medidas práticas para melhorar as aspirações de trabalho, desde a prática de meditação para ajudar na regulação do sono e das emoções, até colocar limites melhores nas horas de trabalho – e, claro, simplesmente se esforçar para dormir melhor.

“É importante ser capaz de conectar as aspirações a algo que esteja acontecendo fora do ambiente de trabalho e que seja controlável”, disse ela. “Há muitas coisas que qualquer pessoa pode fazer para ter uma noite de sono melhor e regular o humor em geral”.