O senso de humor de uma pessoa é uma construção multidimensional que combina vários aspectos da personalidade – como hábitos comportamentais, habilidades e competências, estratégias de enfrentamento e forças de caráter.

Estilos de humor desadaptativos

Para a psicóloga Chloe Lau, da Western University Canadá, um estilo de humor extremamente autodestrutivo pode ser mal-adaptativo.

“Estilos de humor desadaptativos estão positivamente associados a resultados psicológicos negativos, incluindo maldade, solidão, psicopatia subclínica e maquiavelismo e rejeição dos pais”, informa.

Estudo investiga humor

Um estudo recente examinou as preferências de humor de personalidades sombrías. A pesquisa se concentrou em oito tipos de humor, que podem ser divididos em duas categorias:

  • Estilos mais leves de humor, por exemplo, diversão, humor, absurdo e sagacidade
  • Estilos mais sombrios de humor, por exemplo, ironia, sátira, sarcasmo e cinismo

Pelo estudo descobriu que pessoas com alto grau de maquiavelismo e psicopatia gravitavam em torno das formas mais sombrias de humor, como ironia e zombaria, enquanto pessoas com alto nível de narcisismo usavam estilos mais leves, mas de maneira egoísta (por exemplo, para inflar sua própria importância).

Traços de personalidade

Embora o estudo seja correlacional, o psicólogo italiano Alberto Dionigi especula que pessoas com traços de personalidade sombrios podem usar seu senso de humor das seguintes maneiras:

  1. Os maquiavélicos, sendo inescrupulosos e intimidadores, podem usar o humor como meio de manipular os outros.
  2. Os psicopatas podem usar humor emocionalmente imprudente para diminuir o status dos outros, pois são caracterizados por déficits no funcionamento emocional e comportamento antissocial.
  3. Os narcisistas tendem a usar o humor mais positivo como forma de melhorar sua própria reputação ao interagir com os outros.

Abordagem em pauta

Para evitar o desenvolvimento de uma abordagem tão insensível à violência, o psicólogo Craig Anderson, da Universidade de Iowa, dá as seguintes sugestões:

  • Os pais de crianças de 5 a 21 anos devem se preocupar se seus filhos acharem a violência que veem em todos os tipos de mídia, incluindo notícias de violência no mundo real, engraçada e não angustiante
  • Se for esse o caso, então é um bom sinal de que os hábitos de mídia da família precisam ser alterados e que a família precisa fazer um trabalho melhor de ensinar às crianças valores familiares pró-sociais em vez de anti-sociais. Curiosamente, a violência de super-heróis também é prejudicial para o desenvolvimento de valores sociais apropriados, comportamento e sentimentos de bem-estar das crianças.