Pelo estudo, realizado na University of Southern California, mais de 40% do comportamento diário das pessoas era habitual. Os hábitos podem ser ativados automaticamente sem pensamento consciente, o que significa que são frequentemente a resposta padrão para a qual voltamos, a menos que tenhamos um forte desejo de agir de maneira diferente.

Às vezes, quando as pessoas estão altamente motivadas, elas podem ignorar seus hábitos e agir com flexibilidade.

Objetivos, intenções e sentimentos

No entanto, é fácil pensar que, se for possível controlar os hábitos uma vez, será controlá-los o tempo todo. Mas, na realidade, é difícil monitorar hábitos e no longo prazo, a tendência é voltar para a escolha ou ação fácil e habitual.

Além disso, a cultura ocidental geralmente enfatiza objetivos, intenções e sentimentos. Portanto, americanos e ocidentais não estão acostumados a explicar o comportamento em termos de hábitos.

Quebrar de padrões

Segundo os pesquisadores, insistir em pensar que o comportamento é impulsionado por estados internos, é continuar tentando regular o comportamento pelos estados internos: uma abordagem que não funciona em caso de hábitos.

Para quem quer quebrar um padrão de comportamento recorrente ou um hábito, os especialistas sugerem projetar ambientes de uma forma que apoie bons hábitos e impeça maus hábitos.