Tenho dificuldades de estabelecer limites e, quando percebo, já estou super atarefada, assumindo atividades e responsabilidades que não seriam minha obrigação. É possível mudar esse padrão?

Nem sempre conseguimos ter consciência quando estamos fazendo alguma coisa automaticamente ou adotando algum comportamento padrão. A estafa é um alerta.

Mas para ter um cenário mais claro da sensação de sobrecarca que sente, uma alternativa talvez seja, depois que passar um tempo (final do dia, da semana…), fazer uma avaliação do conjunto de entregas e tarefas assumidas e assim reavaliar essa sobrecarga.

Outro bom recurso é ter uma planilha ou algum caderno ou bloco com as atividades que tenha e as que vai negociando e assumindo, assim você pode ver em um único board tudo que tem para entregar, facilitando não só a percepção de sobrecarga, mas facilitando a priorização e eventual delegação das atividades.

Essa organização é importante, não apenas para que as tarefas possam ser executadas com planejamento e eficácia, mas também para que não ocorra o inverso e a sobrecarga cause a procrastinação.