Toda vez que eu digo que preciso de ajuda, as pessoas fazem exatamente o oposto. Dizem que estou estressada, pedem para eu ir descansar e que tudo vai se resolver. Mas, se eu relaxo e faço o que sugerem, o trabalho se acumula, pois ninguém faz o que se comprometeu a fazer. Como isso se repete no ambiente de trabalho e em casa, desconfio que o problema pode ser eu, e não o mundo. Por quê isso acontece?

Ninguém é totalmente forte ou fraca, temos estas potencialidades em graus diferentes, mas tem pessoas que levam a vida fazendo negações, são mecanismos de defesa que o Ego utiliza para não lidar as coisas difíceis, é o famoso ditado empurrar com a barriga.

Pelo olhar da Psicanálise, o ego desenvolve vários mecanismos de defesa para se livrar do desprazer, estes mecanismos exigem uma força do psiquismo, que na verdade ele enfraquece o Ego na sua tentativa de evitar a dor.  Um outro mecanismo de defesa do Ego, que é muito utilizado é o da projeção, que o sujeito para se livrar das coisas ruins, projeta no outro para manter-se protegido. Neste caso, pode-se estar lidando com os mecanismos de negação e de projeção, ou seja, não me sinto capaz de ajudar, me sinto um fraco, e digo que o outro é forte assim, não preciso ajudar o outro, e sim, o outro pode me ajudar.

É importante deixar claro que é necessário um diagnóstico psicanalítico para se traçar uma análise desse comportamento para qualquer sujeito. Sempre é indicado buscar um profissional que possa fazer isso para te ajudar.