O sono desempenha um papel importante na ativação da função cognitiva e na manutenção de uma boa saúde psicológica. Também ajuda a manter o cérebro saudável.

Em pesquisa publicada na Nature Aging, cientistas do Reino Unido e da China examinaram dados de quase 500 mil adultos com idades entre 38 e 73 anos do Biobank do Reino Unido.

Detalhes do estudo

Os participantes foram questionados sobre seus padrões de sono, saúde mental e bem-estar, e participaram de uma série de testes cognitivos. Ao analisar esses dados, a equipe descobriu que a duração do sono insuficiente e excessiva estava associada ao desempenho cognitivo prejudicado, como velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas. Sete horas de sono por noite foi a quantidade ideal de sono para o desempenho cognitivo, mas também para uma boa saúde mental, com as pessoas experimentando mais sintomas de ansiedade e depressão e pior bem-estar geral se relatassem dormir por mais ou menos tempo.

Os pesquisadores dizem que uma possível razão para a associação entre sono insuficiente e declínio cognitivo pode ser devido à interrupção do sono de ondas lentas – “profundas”. A interrupção desse tipo de sono mostrou ter uma ligação estreita com a consolidação da memória, bem como com o acúmulo de amiloide – uma proteína chave que, quando se dobra incorretamente, pode causar “emaranhados” no cérebro característicos de algumas formas de demência. Além disso, a falta de sono pode prejudicar a capacidade do cérebro de se livrar de toxinas.

A equipe também encontrou uma ligação entre a quantidade de sono e as diferenças na estrutura das regiões do cérebro envolvidas no processamento cognitivo e na memória, novamente com maiores mudanças associadas a mais ou menos de sete horas de sono.

Padrões de sono

Ter sete horas de sono consistentes todas as noites, sem muita flutuação na duração, também foi importante para o desempenho cognitivo e boa saúde mental e bem-estar. Estudos anteriores também mostraram que os padrões de sono interrompidos estão associados ao aumento da inflamação, indicando uma suscetibilidade a doenças relacionadas à idade em idosos.

Os pesquisadores dizem que as descobertas sugerem que a duração insuficiente ou excessiva do sono pode ser um fator de risco para o declínio cognitivo no envelhecimento. Isso é apoiado por estudos anteriores que relataram uma ligação entre a duração do sono e o risco de desenvolver doença de Alzheimer e demência, em que o declínio cognitivo é um sintoma característico.