A escritora carioca Ilana Eleá, que vive na Suécia, lança o livro ‘Emma e o poliamor’, pela editora Patuá. É o segundo livro da trilogia erótica iniciada com ‘Emma e o sexo’ (e-galáxia), abordando relacionamentos afetivos não exclusivos. A protagonista dos livros é uma jovem antropóloga sueco-brasileira que estuda as relações de mulheres autodenominadas bem-resolvidas sexualmente.

No novo livro, Emma segue o trabalho de campo iniciado no Rio. Depois de se envolver com a orientadora de sexo on-line Juliana e o namorado dela, o ator Nicolas, a personagem principal vai conhecer agora uma psicanalista poliamorosa. Na obra, Caia orienta pessoas interessadas na transição para a “não monogamia consensual” tanto no consultório como em imersões para “desaprender ciúmes”.

Ao longo do processo de criação para escrever a trilogia, ao pesquisar novas formas de relações amorosas, Ilana Eleá decidiu abrir o casamento com o marido sueco a novas experiências após dez anos de monogamia. “Tudo consensuado como deve ser sempre. O problema maior é o olhar torto de quem está de fora, fechado em preconceitos”, diz a autora, que aprendeu a enfrentar “com paciência nórdica” os comentários conservadores e moralistas que recebe pelas redes sociais quando fala da vida pessoal. Por outro lado, o retorno positivo, curioso e inspirado de muitos leitores tem sido marcante segundo ela.

Doutora em educação, Ilana estuda sexologia na Suécia e nos Estados Unidos (Sex Coach University). Ela também é autora de ‘Encontros de neve e sol’ (e-galáxia), ‘Poemas acesos’ (Patuá) e ‘Fio de corte’ (7Letras), com versos dela, Angela Brandão e Lucelena Ferreira.

Ficha técnica:

Título: Emma e o poliamor

Autora: Ilana Eleá

Editora: Patuá

Páginas: 184