Geração Millennials seria menos preconceituosa que a anterior? Uma pesquisa comportamental intitulada “Procurando um companheiro de quarto: uma auditoria de correspondência examinando a discriminação racial / étnica e de imigrantes entre os millenials”, de Gaddish e Ghoshal (2020), fornece mais evidências sobre o abismo entre as atitudes expressas e os comportamentos do mundo real dos Millennials. Gaddish e Ghoshal (2020) responderam a 4.000 anúncios de “procura-se um colega de quarto” postados no Craigslist em Boston, Chicago e Filadélfia. Quando responderam aos anúncios, eles usaram nomes que sinalizavam a origem racial do entrevistado (ou seja, negro, asiático, hispânico, branco).

Eles descobriram que as respostas enviadas usando nomes que parecem brancos obtiveram a maioria das respostas. Em contraste, aqueles que usam nomes que soam negros tiveram o menor número de respostas. Eles também descobriram que as respostas usando um sobrenome asiático ou hispânico com um nome americano recebiam mais respostas do que aquelas com nome e sobrenome asiáticos ou hispânicos.

Esses estudos sugerem que, embora os Millennials pareçam ser muito mais “acordados” e tolerantes racialmente do que as gerações anteriores, suas ações podem ter muito mais semelhanças com a geração mais velha. Os estudos também mostram que a tolerância racial expressa pelos Millennials pode subestimar a situação difícil de jovens minorias étnico-raciais que sofrem discriminação racial nas mãos de outros Millennials. Eles também sugerem que a mudança social pode ocorrer se todas as gerações, incluindo os Millennials, dedicarem tempo para entender seus próprios preconceitos raciais e abordá-los.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/