A rotina é a morte da relação a dois? A pergunta é respondida pela sexóloga Gabriela Dias no livro ‘Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha”, lançado pela Editora Hábito. Segundo ela, entre os pacientes que atende, 90% das vezes vem das mulheres a reclamação em relação ao sexo e o prazer – não apenas no ato, mas também como falar sobre isso com o parceiro.

“Muitas mulheres recebem pouca educação sexual, e os homens são muito mais estimulados do que nós, o que facilita a vida sexual deles. Primeiramente, é necessário tomar consciência de que o prazer é uma coisa que deve ser buscada e debatida abertamente. Isso é essencial para sair da rotina e não matar a relação. Afinal, a função do sexo não é dar prazer ao homem, pois sexo é uma troca” explica a autora.

Complicador

Na obra, Gabriela sugere o equilíbrio dos termômetros para alcançar o prazer a dois. Embora o sexo seja algo instintivo na vida do ser humano, em algum momento da história, ele se tornou um complicador dentro das relações amorosas. O livro descortina as razões e as formas de contorná-las. Para começar, o leitor é convidado a responder ao “libidômetro”: trata-se de um teste que mede o “QI sexual” do público antes e depois das reflexões, dicas e experimentos propostos.

Palestrante nacional há mais de 20 anos, a escritora sugere um equilíbrio da libido do casal: o tema foi um dos tópicos mais procurados no Google em 2019. Com trechos direcionados para homens e mulheres, Gabriela detalha os fatores que contribuem para a manutenção do desejo ao longo da vida, os motivos que causam a queda e como evitar. Uma das situações apresentadas pela autora é a influência do beijo nas relações: em um relato de consultório, uma mulher voltou a ter orgasmos quando entendeu a importância de beijar o parceiro para acender o desejo e o prazer.

Maternidade

O capítulo ‘Depois que os filhos chegam’ é direcionado para as mudanças no relacionamento após a maternidade. A autora responde prontamente que é possível sim voltar a ter o mesmo prazer de antes da chegada do bebê e compartilha as experiências que teve depois de ser mãe de três.

A partir da concepção de que sexualidade e autoestima são conceitos intimamente ligados, Gabriela destaca o poder do autoconhecimento, do diálogo entre os casais e reflete sobre o ato revolucionário que é se amar antes de qualquer coisa. ‘Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha’ é leitura para casais que buscam melhorar a vida sexual e se permitir a ter momentos mais prazerosos a dois.

Sobre a autora

Palestrante nacional há mais de 20 anos, a autora é enfermeira pós-graduada em obstetrícia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (Curitiba/PR) e em sexologia pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro/RJ). Também é mãe de três e consultora materna e de casais.

Ficha Técnica

Título: Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha

Autora: Gabriela Dias

Editora: Hábito

Número de páginas: 274