O que são os transtornos da personalidade dramática?

Nossa sociedade nunca passou por mudanças tão drásticas e rápidas como está passando atualmente, o que faz com que males antes pouco conhecidos ou de baixa incidência se desenvolvessem mais rapidamente, como, por exemplo, os transtornos da personalidade dramática.

Os transtornos da personalidade dramática compreendem uma série de transtornos que podem ser enquadrados, entre eles: histriônico, obsessivo-compulsivo, antissocial, borderline, dependente e narcisista. São caracterizados por mudanças rápidas de emoções, pouca tolerância à frustação, impulsividade, preocupação excessiva com a aparência etc.

Segundo o artigo ‘Vivemos um coletivo de transtorno da personalidade dramática’, escrito pelo neuropsiquiatra Francis Moreira da Silveira e pelo neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, os transtornos da personalidade dramática podem ser definidos como: “Padrão persistente de experiência e comportamento que se desvia de forma acentuada das expectativas da cultura da pessoa, é difusa e inflexível, dando indícios na adolescência ou jovem, é estável ao longo dos anos e leva a sofrimento ou prejuízo”.

“É normal que indivíduos com transtorno da personalidade contenham um repertório pequeno de emoções, atitudes e comportamentos para aceitar os problemas e estresse do dia a dia, mostrando respostas desadaptativas que geram os sofrimentos e/ou prejuízos a si ou aos outros.”

Outro comportamento muito marcante desse tipo de transtorno é a incoerência, devido a prejuízos na conexão frontotemporal, o que faz com que as pessoas criem lógicas inexistentes e se baseiem nelas para tomar decisões sem coerência.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, e a ansiedade é um ponto importante para o desenvolvimento de transtornos dramáticos. Por isso e outros fatores, como a internet, redes sociais e até mesmo a política, a sociedade brasileira sofre com um coletivo de desenvolvimento desses tipos de transtornos mentais.