Embora possam não estar realmente em nenhum tipo de perigo físico, a solidão prolongada faz com que o sistema mente-corpo comece a procurar ameaças e disparar sinais de alerta. Isso leva a elevação dos hormônios de estresse, pressão alta, má qualidade do sono e algumas pesquisas sugerem um risco aumentado de mortalidade precoce.

Construção da solidão

A solidão tende a se construir sobre si mesma. De acordo com o pesquisador, quando alguém está sozinho por um longo período de tempo, fica mais propenso a se isolar ainda mais, o que, por sua vez, os torna ainda mais solitários – e, portanto, mais ansiosos, inseguros e temerosos. Isso pode ser exacerbado por uma economia implacável na qual aqueles que lutam para sobreviver têm pouco ou nenhum tempo para construir uma comunidade, e os que estão no topo muitas vezes sofrem de workaholism impulsionado por status, o que também exclui o tempo para conexão social.

A variedade de solidão que estamos experimentando hoje é ampla e profunda, semelhante ao que a filósofa de meados do século XX Hannah Arendt chamou de “desenraizamento”.

Experiência de estar desconectado

O desenraizamento descreve a experiência de estar desconectado não apenas de outras pessoas, mas também de si mesmo. É quando você fica tão distraído — quando a vida parece tão frenética — que você perde a capacidade de pensar seus próprios pensamentos; você sente como se nunca estivesse realmente aqui, nem lá, mas dividido em todos os lugares.

Um estudo de 2020 publicado na revista Group Processing and Intergroup Relations descobriu que a exclusão social é o principal fator por trás da radicalização. Um estudo de 2021 conduzido por pesquisadores da RAND Corporation descobriu que a solidão é uma das principais razões pelas quais as pessoas adotam visões extremistas e se juntam a grupos extremistas. Um estudo publicado no início deste ano na revista Political Psychology descobriu que “o fraco pertencimento social está associado à maior probabilidade de votar em partidos populistas”, especialmente à direita.