Quando pensamos em relações amorosas, onde queremos nos adequar aquele parceiro (a), como uma CERTA forma de GARANTIA, nos prendemos ao imaginário de que dessa forma não serei abandonada ou substituída, pois sou o que de fato ele precisa. Compreendem a lógica aqui? Quando falamos de fantasia na psicanálise, estamos falando do que é realidade para cada sujeito, então para cada um, a tal fantasia tem um sentido, um porquê de fazer o movimento e a ação de querer e desejar estar na posição submisso na relação.

Ganhos secundários

Podemos perceber alguns ganhos secundários nessas relações pelos dependentes, quais sãos? Vamos lá, posso citar alguns aqui que vem a mente: Um relacionamento entre um dependente e um outro, a pessoa que se relaciona com um dependente detém o poder da relação, se sente dominante, muitas vezes pessoas manipuladoras, que podem controlar não só a relação amorosa como todas outras situações. O ganho do dependente é estar na condição de ser cuidado, ser amparado, ser amado, de alguma forma, bem ou mal.

Estamos mais dependentes

Ao que parece e pela sociedade imediatista em que estamos vivendo, estamos mais dependentes uns dos outros, principalmente ao analisar o lado emocional.

Essa busca por pertencimento e essa demanda de amor a todo instante nos faz cair em armadilhas afetivas e em relações com alta intensidade de adrenalina, ou seja, que estejam em lopping e em busca de efeitos de dopamina, por exemplo: relações com conflitos e desentendimentos constantes, com términos e retornos a todo instante, isso acaba deixando e fazendo com que cada vez estejamos “presos” aos nossos parceiros de forma imaginária.

Lidar com as emoções

A fragilidade das pessoas em lidarem com suas emoções também é algo que pode estar causando essa dependência, então uma forma de estar lidando com ela é aprender a externar suas emoções de forma mais saudável, baseando-se em uma comunicação assertiva com seu parceiro(a), assim como trabalhar sua autoestima, o investimento em nós mesmos ajuda a lidarmos de forma mais saudável com o investimento no outro, aprender a melhorar a autoconfiança também pode ser um caminho para relações menos dependentes e mais saudáveis.

E MAIS…

O tema AMOR não se esgota

O amor é um assunto que não deve deixar de ser abordado, novas formas de amar vão sendo percebidas ao passar dos anos, o importante é estar em movimento nesse processo.